loading...

UC.PT

Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental

Escala de depressão para crianças (CES-DC)

Title of the Portuguese version: Escala de depressão para crianças (CES-DC)
Authors and date of the Portuguese version: Marina Cunha, Camila Carvalho & Sónia Cherpe, 2013
Title of the original version: Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC)
Authors and date of the original version: Weissman, Orvash & Padian, 1980
Items and dimensions assessed: A CES-DC é uma escala constituída por 20 itens que avaliam a sintomatologia depressiva em crianças e adolescentes com idades entre os 6 e os 17 anos. Cada um dos 20 itens é classificado numa escala de 0 a 3 em termos da frequência da sua ocorrência durante a passada semana: “Nunca”, “Poucas vezes”, “Algumas vezes”, “Muitas vezes”. A pontuação varia de 0 a 60, sendo que pontuações mais altas indicam mais sintomas de depressão. Relativamente à sua estrutura fatorial, não existe um consenso, indicando a maioria dos estudos soluções de 3 ou 4 fatores como as mais indicadas.

Bibliographic references of the Portuguese and the original versions: 

- Weissman, M.M., Orvaschel, H., & Padian, N. (1980). Children's symptom and social functioning self-report scales: Comparison of mothers' and children's reports. Journal of Nervous & Mental Disease, 168(12), 736-740.
- Carvalho, C. Cunha, M. & Cherpe, S. (2014). Avaliação da sintomatologia depressiva em crianças e adolescentes: A versão portuguesa da CES- DC. Manuscrito em preparação.

Contacts of the Portuguese version Authors: Camila Carvalho (camila.cura.carvalho@gmail.com), Marina Cunha (marina_cunha@ismt.pt), Sónia Cherpe (dcherpe@gmail.com)