loading...

UC.PT

Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental

Questionário de Cyberbulling - forma de comportamentos de vitimização (CCB-V)

Title of the Portuguese version: Questionário de Cyberbulling - forma de comportamentos de vitimização
Authors and date of the Portuguese version: Tânia Pinto & Marina Cunha, 2011
Title of the original version: Cuestionario de cyberbullying-victimización- CCB-V
Authors and date of the original version: Estévez, Villardón, Calvete, Padilla, & Orue, 2010
Items and dimensions assessed: O Questionário de Cyberbullying -Vitimização é um instrumento de autorresposta que pretende completar o questionário anterior, através da avaliação da frequência de diferentes formas de vitimização de cyberbullying. É um questionário constituído por 11 itens, em que cada um consiste numa frase que remete para um comportamento de cyberbullying. Pede-se aos participantes que indiquem a frequência com que foram vítimas do comportamento descrito em cada item, numa escala de 3 pontos (0-Nunca; 1-Às Vezes; 2-Muitas Vezes). Alguns dos itens incluem perguntas abertas para que os participantes possam descrever os comportamentos que sofreram. O resultado total é obtido através do somatório das respostas dadas aos 11 itens. A pontuação total pode variar entre 0 e 22, sendo que as pontuações mais elevadas indicam níveis mais elevados de vitimização

Bibliographic references of the Portuguese and the original versions: 

- Calvete, E., Orue, I., Estévez, A., Villardón, L. & Padilla, P. (2009). Cyberbullying in adolescents: Modalities and aggressors’ profile. Computers in Human Behavior, 26, 1128-1135. 
- Estévez, A., Villardón, L., Calvete, E-, Padilla, P., & Orue, I. (2010). Adolescentes víctimas de cyberbullying: prevalência y características. Psicologia Conductual, 18, 73-89.  
- Pinto, T., & Cunha, M. (2012). Prevalência de Comportamentos de Cyberbullying e a sua Relação com Vivências de Vergonha e Estados Emocionais Negativos. Paper presented at the II Congresso Nacional da RESAPES-AP: Apoio Psicológico no Ensino Superior: Um Olhar sobre o Futuro, Porto, Portugal. 
- Pinto, T. (2011). Cyberbulling e Experiências de Vergonha na Adolescência. Tese de Mestrado, ISMT, Coimbra. 
- Pinto, T., & Cunha, M. (2012). Cyberbullying: experiências de vergonha e estados emocionais negativos. In R. Quevedo-Blasco & V. J. Quevedo-Blasco (Eds.), Avances en Psicología Clínica (pp. 980-983). Santander, Spain: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC).

Contacts of the Portuguese version Authors: Tânia Pinto (tmpint@gmail.com), Marina Cunha (marina_cunha@ismt.pt)