loading...

UC.PT

Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental

Wechsler Intelligence Scales (WISC-III, WPPSI-R, WAIS-III)

Title of the Portuguese version: Wechsler Intelligence Scales (WISC-III, WPPSI-R, WAIS-III)

Authors and date of the Portuguese version:  

- Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC-III). Adaptação, validação e estudo normativo para a população portuguesa [Adaptation, validation and normative study for Portuguese population]: Mário R. Simões, Maria João Seabra-Santos, Cristina P. Albuquerque, Marcelino Pereira (FPCE-UC), António Menezes Rocha e Carla Ferreira (CEGOC), 2003 

- Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-escolar e Primária – Edição Revista (WPPSI-R). Adaptação, validação e estudo normativo para a população portuguesa [Adaptation, validation and normative study for Portuguese population]: Maria João Seabra-Santos, Mário R. Simões, Marcelino Pereira, Cristina P. Albuquerque (FPCE-UC), António Menezes Rocha e Carla Ferreira (CEGOC), 2003

Title of the original version: Wechsler Intelligence Scale for Children – Third Edition (WISC-III), Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised (WPPSI-R), Wechsler Adult Intelligence Scale – Third Edition (WAIS-III)
Authors and date of the original version: David Wechsler (WISC-III: 1991; WPPSI-R: 1989; WAIS-III: 1997)
Items and dimensions assessed: Inteligência [Intelligence]
Bibliographic references of the Portuguese and the original versions:
- Moura, O., Simões, M. R., & Pereira, M. (2014). WISC-III Cognitive Profiles in Children with Developmental Dyslexia: Specific Cognitive Disability and Diagnostic Utility. Dyslexia, 20, 19-37. doi: 10.1002/dys.1468
- Lopes, A. F., Simões, M. R., Monteiro, J. P., Fonseca, M.J., Martins, C., Ventosa, L., Lorenço, L., & Robalo, C. (2013). Intellectual functioning in children with epilepsy: Frontal lobe epilepsy, childhood absence epilepsy and benign epilepsy with centro-temporal spikes. Seizure-European Journal of Epilepsy, 22, 886-892. doi:10.1016/j.seizure.2013.08.002.
- Seabra-Santos, M. J., & Gaspar, M. F. (2012). Pais, educadores e testes: Estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares? [Parents, educators and testing: They do agree on the evaluation of the preschool children skills?] Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 203-211.
- Simões, M. R. (2008). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Estudo de validade com recurso à Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição [Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC): Validity study using the Wechsler Intelligence Scale for Children - Third Edition]. In Adelinda Candeias, Leandro Almeida, António Roazzi & Ricardo Primi (Eds.), Inteligência: Definição e medida na confluência de múltiplas concepções[Intelligence: Definition and measurement at the confluence of multiple conceptions] (pp. 369-393). São Paulo: Casa do Psicólogo.
- Gonçalves, M., Castro-Caldas, A. & Simões, M. R. (2008). Lesão cerebral e desempenho nas Escalas de Inteligência de Wechsler para Adultos (WAIS) [Brain injury and performance on the Wechsler Intelligence Scale for Adults (WAIS)]. In C. Machado (Ed.), Actas do XII Congresso Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” (10 páginas) [Proceedings of the XII International Congress"Psychological Evaluation: Forms and Contexts"]. Braga: Universidade do Minho.
- Seabra-Santos, M. J., & Pereira, M. (2008). Precocidade intelectual na idade pré-escolar: Questões em torno da caracterização e identificação precoce [Intellectual precocity in preschoolers: Questions about the characterization and early identification]. Sobredotação, 9, 7-27.
- Albuquerque, C. P., Santos, P., & Nascimento, S. (2007). WISC-III: Avaliação dinâmica em sujeitos com défices cognitivos [Dynamic assessment in subjects with cognitive deficits]. Psicologia, Educação e Cultura, 11, 113-128.
- Seabra-Santos, M. J. (2007). Avaliação da precocidade intelectual através da WPPSI-R [Assessment of intellectual precocity through the WPPSI-R]. Sobredotação, 8, 7-21.
- Simões, M. R., Seabra-Santos, M. J., Albuquerque, C. P., Pereira, M. M., Almeida, L. S., Ferreira, C., Lopes, A. F., Gomes, A. A., Xavier, R. E., Rodrigues, F., Lança, C., Barros, J., San Juan, L. & Oliveira, E. (2006). Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC-III) [Wechsler Intelligence Scale for Children – Third Edition (WISC-III)]. In M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida e C. Machado (Coords.), Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa [Psychological Assessment: Instruments validated for the Portuguese population] (Vol. I, pp. 199-232; 2.ª ed. revista e aumentada). Coimbra: Quarteto Editora.
- Seabra-Santos, M. J., Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pereira, M. M., Almeida, L. S., Ferreira, C., Lança, C. & Lopes, A. F. (2006). Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária – Forma Revista (W.P.P.S.I.-R.) [Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised (WPPSI-R)]. In M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida & C. Machado (Coords.), Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população [Psychological Assessment: Instruments validated for the Portuguese population] (Vol. I, pp.177-197; 2.ª ed. revista e aumentada). Coimbra: Quarteto.
- Pereira, M. A. M. & Simões, M. R. (2005). A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III [The intelligence assessment in a learning disabilities: studies with the WISC-III]. Psicologia, Educação e Cultura, 9, 307-335.
- Seabra-Santos, M. J. (2005). Avaliação da inteligência: Relação entre o desempenho na WPPSI-R e em provas piagetianas [Intelligence assessment: Relationship between performance on the WPPSI-R and piagetian tests]. Psicologia e Educação, 4(1), 49-61.
- Seabra-Santos, M. J. (2005). Avaliação dinâmica com provas de Wechsler[Dynamic assessment with Wechsler tests]. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(3), 369-389.
- Simões, M. R. & Azevedo, A., Marques, B., Morgado, C., Costa, C., Marques, L., & Lopes, A. F. (2003). Relações entre os desempenhos nas versões portuguesas da WISC e da WISC-III num grupo de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de comportamentos [Relationships between the performance in Portuguese versions of the WISC and WISC-III in a group of children and adolescents with learning difficulties and / or behavioral problems]. Revista Psicologia e Educação, 2(1), 19-40. 
- Simões, M. R., Seabra-Santos, M. J., Albuquerque, C. P., Pereira, M. M., Almeida, L. S., Ferreira, C., Lopes, A. F., Gomes, A. A., Xavier, R. E., Rodrigues, F., Lança, C., Barros, J., San Juan, L. & Oliveira, E. (2003). Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC-III) [Wechsler Intelligence Scale for Children – Third Edition (WISC-III)]. In M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida e C. Machado (Coords.), Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa [Psychological Assessment: Instruments validated for the Portuguese population] (Vol. I, pp. 221-252). Coimbra: Quarteto Editora.
- Seabra-Santos, M. J., Simões, M. R., Albuquerque, C. P., Pereira, M. M., Almeida, L. S., Ferreira, C., Lança, C. & Lopes, A. F. (2003). Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária – Forma Revista (W.P.P.S.I.-R.) [Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised (WPPSI-R)]. In M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida & C. Machado (Coords.), Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população [Psychological Assessment: Instruments validated for the Portuguese population] (Vol. I, pp.197-219). Coimbra: Quarteto.
- Pereira, M. A., & Seabra-Santos, M. J. (2003). Estudos com a WISC-III numa amostra de crianças sobredotadas [Studies with the WISC-III in a sample of gifted children]. Sobredotação, 4(2), 69-89.
- Wechsler, D. (2003a). Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC-III): Manual [Wechsler Intelligence Scale for Children – Third Edition (WISC-III): Manual]. Lisboa: Cegoc. [Adaptação portuguesa / Portuguese adaptation: Mário R. Simões, António Menezes Rocha e Carla Ferreira]. [novas edições/new editions, with most recente validity data: 2003, 2004, 2006, 2009]
- Wechsler, D. (2003b). Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-escolar e Primária – Edição Revista (WPPSI-R): Manual[Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised (WPPSI-R): Manual]. Lisboa: Cegoc. [Adaptação portuguesa / Portuguese adaptation: M. J. Seabra-Santos, Mário R. Simões, António Menezes Rocha e Carla Ferreira].
- Simões, M. R. (2002). Utilização da WISC-III na avaliação neuropsicológica da criança e adolescente [The use of the WISC-III in neuropsychological assessment of children and adolescents]. Paidéia, 12(23), 113-132.
- Simões, M. R. (2002). Implicações éticas e deontológicas subjacentes ao trabalho da adaptação e aferição de instrumentos de avaliação psicológica: O caso da versão portuguesa da WISC-III[Ethical and deontological implications underlying the work of adaptation and assessment of psychological assessment instruments: The case of the Portuguese version of the WISC-III]. Psychologica, 30, 387-406.
- Simões, M. R. (2002). Estudos com a versão portuguesa da WISC-III no âmbito da validade concorrente: Relação com o teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven [Concurrent validity of the Portuguese version of the WISC-III: Relationship to the Raven Colored Progressive Matrices test]. Psychologica, 29, 123-142.
- Simões, M. R. & Albuquerque, C. P. (2002). Estudos com a versão portuguesa da WISC-III no âmbito de validade preditiva: Relação com as classificações escolares [Predictive validity of the Portuguese version of the WISC-III: Relationship with school grades]. Psychologica, 29, 153-168.
- Simões, M. R. (2002). Notas em torno da aferição portuguesa da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III): Contributos para a prática de Avaliação Psicológica [Notes around the Portuguese standardization of the Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-III): Contributions to the practice of Psychological Assessment]. In Homenagem ao Prof. Doutor J. Ferreira Marques [Tribute to Professor J. Ferreira Marques] (pp. 109-120). Lisboa: FPCE-UL.
- Seabra-Santos, M. J., Pereira, M., Simões, M. R. & Albuquerque, C. P. (2002). Ingresso antecipado na escola: Um estudo de validade com a WISC-III [Early school entry: A validity study with the WISC-III]. In A. P. Passos, A. M. P. Gama, G. V. Câmara & W.G. Lopes (Eds.), Actas do V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, da Teorização à Prática / VIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” [Proceedings of the Fifth Meeting of Psychological Assessment from the Theorizing to the Practice / VIII International Conference "Psychological Assessment: Forms and Contexts"] (pp. 338-341). S. Paulo: Vetor, Editora Psicopedagógica.
- Seabra-Santos, M. J. (2002). Validação empírica da WPPSI-R: Relação com o desempenho no teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven [Empirical validation of the WPPSI-R: Relationship with performance on the Raven Coloured Progressive Matrices]. Psychologica, 29, 143-151.
- Albuquerque, C. P., Seabra-Santos, M. J., & Lança, C. (2001). Avaliação da inteligência na idade pré-escolar: Relações entre a WPPSI-R e a Escala de Desenvolvimento de Griffiths [Assessment of intelligence at pre-school: Relationships between WPPSI-R and the Griffifhts Mental Developmental Scales]. In B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do VI Congresso Galaico‑Português de Psicopedagogia [Proceedings of the VI Galaico-Portuguese Congress of Psychopedagogy] (Vol. II, pp. 747-758). Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia.
- Simões, M. R. (2001). Algumas questões teóricas e práticas relativas à utilização da WISC-III [Some theoretical and practical issues concerning the use of the WISC-III]. Sobredotação,2(1), 159-180.
- Simões, M. R. (2001). As Escalas de Inteligência de Wechsler na avaliação e investigação dos casos de comportamento anti-social[The Wechsler Intelligence Scales in the assessment and research of anti-social behavior cases]. In M. F. Gaspar, C. M. Vieira, M. P. Lima & M. J. Santos (Orgs.), Problemas emocionais e comportamento anti-social [Emotional problems and anti-social behavior] (pp. 107-153). Coimbra: Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra/Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
- Albuquerque, C. P., & Simões, M. (2001). Análise do desempenho de crianças e jovens com deficiência mental na WISC-III [Analysis of the performance of children and adolescents with mental deficiency in the WISC-III]. In B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do VI Congresso Galaico‑Português de Psicopedagogia [Proceedings of the VI Galaico-Portuguese Congress of Psychopedagogy] (Vol. I, pp. 553-564). Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia.
- Simões, M. R., Gomes, A. A., Albuquerque, C. P., Pereira, M., Almeida, L. S., Seabra-Santos, M. J., & Fonseca, A. C. (1998). A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III [The intelligence assessment in learning disabilities: Studies with the WISC-III]. In L. S. Almeida, M. J. Gomes, P. B. Albuquerque & S. G. Caires (Eds.), Atas do IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia [Proceedings of the IV Galaico-Portuguese Congress of Psychopedagogy] (pp. 462-473). Braga: Universidade do Minho.
- Albuquerque, C. P., Seabra-Santos, M. J., & Lança, C. (2001). Análise do desempenho de crianças em risco ambiental na WPPSI-R [Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised]. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 5, 193-202.
- Albuquerque, C. P. & Simões, M. R. (2000). Escala de Inteligência de Wechsler – Terceira Edição (WISC-III): Validade dos resultados para a intervenção educativa[Wechsler Intelligence Scale for Children – Third Edition (WISC-III)]. Psychologica, 25, 145-163.
- Seabra-Santos, M. J. (2000). Avaliação psicológica em idade pré-escolar: O caso da avaliação da inteligencia [Psychological assessment in preschool age: The case of the assessment of intelligence]. Psychologica, 25, 143-162.
- Albuquerque, M. C. P. (1998). A avaliação do nível intelectual na deficiência mental: Estudos com a WISC-III [Intelligence assessment in mental deficiency: Studies with the WISC-III]. In L. S. Almeida, M. J. Gomes, P. B. Albuquerque, & S. G. Caires (Eds.), IV Congresso Galaico‑Português de Psicopedagogia [Proceedings of the IV Galaico-Portuguese Congress of Psychopedagogy] (pp. 222-228). Braga: Universidade do Minho.
- Seabra-Santos, M. J. (1999). Avaliação da inteligência em idade pré-escolar e escolar: Relação com as apreciações dos profesores[Intelligence assessment in pre-school and school age: Relation to the assessments of teachers]. Revista Portuguesa de Pedagogia, 33(2), 5-22.
- Simões, M. R., Gomes, A. A. & Xavier, R. E. (1998). O uso das Escalas de Inteligência de Wechsler no contexto da avaliação neuropsicológica: O caso das lesões cerebrais [The use of Wechsler  Intelligence Scales in the context of neuropsychological assessment: The case of brain injuries]. Psychologica, 20, 125-158.
- Simões, M. R., Gomes, A. A., Albuquerque, C. P., Almeida, L. S., Pereira, M., Santos, M. J. & Fonseca, A. C. (1998). A avaliação da inteligência nas dificuldades de aprendizagem: Estudos com a WISC-III [The intelligence assessment in learning disabilities: Studies with the WISC-III]. In L. S. Almeida, M. J. Gomes, P. B. Albuquerque & S. G. Caires (Eds.), Actas do IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia [Proceedings of the IV Galaico-Portuguese Congress of Psychopedagogy] (pp. 462-473). Braga: Universidade do Minho.
- Seabra-Santos, M. J. (1997). A WPPSI-R: Sua utilização em contexto escolar [The WPPSI-R: Its use in schools]. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30(2), 221-243.
Research project: Adaptação e aferição das Escalas de Inteligência WPPSI-R e WISC-III para a população portuguesa. [Adaptation and standardization of the Wechsler Intelligence  Scales WPPSI-R and WISC-III for Portuguese population]. Project PRAXIS/PCSH/PSI/91/96. Funded by Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológia (JNICT) and Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (1998-2003). PI: Mário R. Simões

PhD Thesis in Pogress: 

- Marta de Assunção Gonçalves. Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/68842/2010/Psicologia [FCT PhD Grant]). Detectar a lesão cerebral: Sinais quantitativos e qualitativos na Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos (WAIS-III) [Detect brain injury: Quantitative and qualitative signs on the Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS-III)].Orientadores/Advisors: Alexandre Castro Caldas (Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde), Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC). [Instituição de acolhimento/Host institution: Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa].

PhD Thesis in Completed: 

- Maria João Rama Seabra Santos. WPPSI-R: Estudos de adaptação e validação em crianças portuguesas [WPPSI-R: Studies of adaptation and validation in Portuguese children]. Tese de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Avaliação Psicológica [PhD thesis, Psychology/Psychological Assessment]. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Orientadores/Advisors: Leandro Almeida (Universidade do Minho) e Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC). 1999.

Master Degree Dissertation Completed: 

- Samantha Carolina Coello de Leça. Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos - Terceira edição (WAIS-III): Estudo de validação numa amostra de vítimas de Traumatismo Crânio-Encefálico, avaliadas em contexto médico-legal. [Wechsler Adult Intelligence Scale - Third Edition (WAIS-III): A validation study in a sample of victims of Traumatic Brain Injury, evaluated in medicolegal context].Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense [Clinical and Health Psychology/Forensic Psychology Integrated Master]. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões. 2014.
- Joana Mafalda da Silva Costa da Silva Matoso. O exame da inteligência numa amostra de adolescentes institucionalizados: Estudos com duas versões das Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC e WISC-III)[The examination of intelligence in a sample of institutionalized adolescents: Studies with two versions of the Wechsler Intelligence Scales for Children (WISC and WISC-III)]. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense [Clinical and Health Psychology/Forensic Psychology Integrated Master]. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões. 2014.
- Carolina Filipa dos Santos Neves. O Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III [The cognitive profile of children with developmental dyslexia: comparative study with WISC-III]. Mestrado Integrado em Psicologia da Educação [Educational Psychology Integrated Master]. Orientador/Advisor: Marcelino Arménio Martins Pereira. 2013.
- Sílvia Marina Seabra Pedrosa. Detecção de esforço reduzido: Estudos com os subtestes Memória de Dígitos e Vocabulário (WAIS-III) numa amostra com Traumatismo Crânio-Encefálico [Detection of insufficient effort: Studies with the Digit Span and Vocabulary subtests (WAIS-III) in a sample of Traumatic Brain Injury]. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense [Clinical and Health Psychology/Forensic Psychology Integrated Master]. Orientadores/Advisors: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC) e Maria Margarida Baltazar Barreto (Instituto Nacional de Medicina Legal de Coimbra). 2009.
- Inês Duarte Matos da Silva. O impacto do ambiente familiar no desenvolvimento cognitivo da criança em idade pré-escolar. [The impact of family environment on cognitive development of children in preschool]. Tese de Mestrado Integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento. Orientadora/Advisor: Maria João Seabra-Santos. 2009.
- Ana Luísa da Rocha Martins. Caracterização do funcionamento intelectual de uma população de beneficiários do RSI residentes nos Bairros da Rosa e Ingote [Characterization of the intellectual functioning of benefactors of the social inclusion income]. Mestrado Integrado em Psicologia, Área de Especialização em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento/Development, Education and Counseling Integrated Master. Orientador/Advisor: Cristina P. Albuquerque (FPCE-UC). 2008.
- Andreia Cristina da Rocha Cunha. O perfil intelectual em crianças com dificuldades de aprendizagem: Estudo com a WISC-III [The intellectual profile in children with learning disabilities: Studies with the WISC-III]. Mestrado Integrado em Psicologia da Educação [Educational Psychology. Psychology Integrated Master]. Orientador/Advisor: Marcelino Arménio Martins Pereira (FPCE-UC). 2007.
- Liliana Baptista Sousa. Epilepsias Refractárias do Lobo Temporal (Escleroses Mesiais): Estudos exploratórios com a versão portuguesa da WAIS-III (Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos-Terceira Edição) [Refractory Temporal Lobe Epilepsy (Mesial sclerosis): Exploratory  studies with the Portuguese version of the WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale - Third Edition)]. Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicogerontologia Clínica [Clinical and Health Psychology/ Clinical Psychogerontology Integrated Master]. Orientadores/Advisors: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC) e Maria Isabel Jacinto Santana (Serviço de Neurologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra/Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra). [*study included in the Portuguese Manual of WAIS-III, 2008)]. 2007.
- Miguel Moisés Sobral Cardoso (2007). Estudos de validação em contexto forense com a versão portuguesa da Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos – Terceira Edição (WAIS-III): Relação com os testes Matrizes Progressivas Estandardizadas de Raven (SPM) e o Exame Breve do Estado Mental (MMSE)[Validation studies in forensic context with the Portuguese version of the Wechsler  Adult Intelligence Scale - Third Edition (WAIS-III): Relationship to Raven  Standardized Progressive Matrices (SPM) and the Brief Mental State Examination (MMSE) tests].  Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, sub-especialização em Psicologia Forense [Clinical and Health Psychology/Forensic Psychology Integrated Master]. Orientador/Advisor: Mário Manuel Rodrigues Simões (FPCE-UC).  [*study included in the Portuguese Manual of WAIS-III, 2008)]. 2007.

Contacts of the Portuguese version Authors: [WISC-III]: Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt); [WPPSI-R]: Maria João Rama Seabra Santos (seabramj@fpce.uc.pt); Marcelino Pereira (marc.pereira@fpce.uc.pt); Cristina Petrucci Albuquerque (calbuquerque@fpce.uc.pt)