loading...

UC.PT

Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental

News



Estudo “Compassionate Approach to Schziphrenia and Schizoaffective disorder (COMPASS): Preliminary results of a clinical trial” recebe prémio Janssen Neuroscience RWE Award 2017 na categoria ‘séries clínicas’

O estudo “Compassionate Approach to Schziphrenia and Schizoaffective disorder (COMPASS): Preliminary results of a clinical trial”, desenvolvido por Maria João Martins, Paula Castilho, Célia Barreto Carvalho, Ana Telma Pereira, Joana Gonçalves, Raquel Guiomar e António Macedo, apresentado no 5º Fórum Janssen Neurociências, recebeu o prémio Janssen Neuroscience RWE Award 2017 na categoria ‘séries clínicas’. No total, foram submetidos 43 trabalhos para os prémios Janssen Neuroscience RWE 2017 dos quais 22 concorreram para o prémio na categoria ‘séries clínicas’. Este trabalho, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/96092/2013), está a ser desenvolvido no âmbito dos trabalhos de doutoramento da primeira autora cuja instituição de acolhimento é o Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo Comportamental da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e conta com uma parceria com o Serviço de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da mesma Universidade. São explorados neste trabalho os resultados preliminares de uma intervenção em grupo para pessoas com psicose que revelou ter benefícios quer ao nível de redução de sintomas e dificuldades como ao nível do aumento da funcionalidade e bem-estar.

janssen


Roberta Frontini, aluna de doutoramento da linha de investigação RD&S do CINEICC, vence prémio de melhor trabalho na área da Psicologia

No passado dia 20 de Novembro de 2016 foi atribuído o prémio de melhor trabalho na área da Psicologia a Roberta Frontini, aluna de Doutoramento em Psicologia Clínica do Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e pela Universidade de Lisboa, sob a orientação da Doutora Helena Moreira e da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro. Este trabalho, intitulado "Exploring the relationship between family cohesion and children/adolescents’ psychopathology in paediatric obesity: The role of body esteem and social life" foi apresentado no 20º Congresso Português de Obesidade, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), que teve lugar na cidade do Porto.

robertafrontini



Kg-free - manualized acceptance, mindfulness & compassionate-based group intervention for women struggling with their weight developed in CINEICC

Kg-free is a manualized acceptance, mindfulness & compassionate-based group intervention for women struggling with their weight developed in CINEICC by Lara Palmeira (PhD student), with the supervision of Professor José Pinto-Gouveia and Professor Marina Cunha. The intervention comprises 10 weekly group sessions plus 2 booster fortnightly sessions of 2h30 hours each, run in small groups (from 10 to 12 participants). See more

kgfree

Ben HarveyBen Harvey, que recentemente publicou artigos nas mais prestigiadas revistas científicas, como as revistas Science e Neuron, foca-se na compreensão dos processos relativos à perceção da magnitude e do número; e obteve a classificação mais alta neste concurso “Investigador FCT” da área das Ciências Sociais.
Marco PereiraMarco Pereira tem desenvolvido investigação aplicada na área da infeção por VIH/SIDA e qualidade de vida, colaborando com instituições de referência como a Harvard Medical School (EUA), Brighton and Sussex Medical School (Reino Unido) e Universidade de Helsínquia (Finlândia). O investigador publicou mais de 50 artigos em revistas com arbitragem científica, dos quais mais de 20 em revistas internacionais com Impact Factor.


Prémio Jovem Investigador em Psicologia 2016 atribuído a investigadora
de Pós-Doutoramento (Linha de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde, CINEICC)

Helena Moreira, investigadora de Pós-Doutoramento do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, recebeu o Prémio Jovem Investigador em Psicologia 2016, atribuído pela Associação Portuguesa de Psicologia.
Este prémio é atribuído de 3 em 3 anos e destina-se a distinguir o curriculum de um investigador português em início de carreira em Psicologia. O prémio foi entregue na sessão de encerramento do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, no dia 2 de Julho de 2016, no Algarve.

helenamoreira

Prémio Investigador de Mérito (11º CNPS) a aluna de doutoramento (Linha de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde, CINEICC)

A Alexandra Martins, estudante de doutoramento em Psicologia da Saúde na FPCE (Grupo de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde [RD&S] do CINEICC), foi galardoada com o Prémio de Investigador de Mérito atribuído pela Comissão de Prémios do 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, pelo trabalho intitulado “Qualidade de vida na infeção VIH: Perfis segundo o modo de transmissão”, em co-autoria com Fabiana Monteiro, Renata Fialho, Maria Cristina Canavarro & Marco Pereira.
Este trabalho decorre no âmbito do seu projeto de Doutoramento, financiado por uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/100117/2014), e enquadra-se, igualmente, no contexto de um projeto de investigação financiado pelo programa Investigador FCT (IF/00402/2014), sob orientação do Doutor Marco Pereira (FPCE) e da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro (FPCE). O objetivo do trabalho consistiu em avaliar os perfis de qualidade de vida (QdV) segundo a categoria de transmissão do VIH (transmissão entre homens que têm sexo com homens, transmissão por via heterossexual, transmissão por utilização de drogas injetáveis) e analisar os domínios que contribuem para a QdV geral, separadamente para cada um dos três grupos.

alexandramartins

Mariana Moura Ramos vence Prémio Alice e Albert Netter atribuído pela Sociedade Europeia de Ginecologia

A investigadora do CINEICC Mariana Moura Ramos foi galardoada com o Prémio Alice e Albert Netter atribuído pela Sociedade Europeia de Ginecologia pelo seu trabalho The effect of biopsychological stress on fertility and assisted reproduction outcomes.
Este trabalho decorre no âmbito do seu projecto de Pós-doutoramento, financiado com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e decorre sob supervisão científica da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro (FPCE) e da Professora Doutora Teresa Almeida Santos (FMUC). O objectivo do trabalho é estudar a relação entre os processos emocionais e a fertilidade, recorrendo a medidas psicológicas e a medidas fisiológicas da resposta de stress em casais com diagnóstico de infertilidade. Os resultados procuram clarificar o efeito da experiência emocional dos casais inférteis na sua função reprodutiva e nos resultados das técnicas de reprodução medicamente assistida

MMR

Cerimónia de entrega do Prémio Idea Puzzle® 2015

No passado dia 3 de novembro de 2015 realizou-se a cerimónia de entrega do prémio Santander Universidades Idea Puzzle® na sede do Banco Santander Totta, em Lisboa. A premiada foi Maria João Gouveia, aluna de Doutoramento em Psicologia Clínica na linha de investigação “Relações, Desenvolvimento e Saúde” do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com o projeto de doutoramento "Mindful parenting in pediatric obesity: From parenting practices to children and adolescents psychological adjustment". A doutoranda recebeu o Prémio Santander Universidades Idea Puzzle® 2015 pelo desenho de investigação que elaborou com base no software Idea Puzzle® (http://www.ideapuzzle.com). Na cerimónia estiveram presentes o Doutor Luís Bento dos Santos, administrador do Banco Santander Totta, o Professor Doutor Ricardo Morais, fundador da Idea Puzzle, o Professor Doutor António Bensabat Rendas, Reitor da Universidade Nova de Lisboa, o Professor Doutor João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, as orientadoras do projeto premiado Doutora Helena Moreira e Professora Doutora Maria Cristina Canavarro, e a premiada, Maria João Gouveia. 

MariaJoaoGouveia

See news - Jornal i

Congresso Internacional de Obesidade e Ingestão Alimentar Compulsiva

O Congresso Internacional de Obesidade e Binge Eating (ICOBE) 2015 é um encontro científico multidisciplinar no qual profissionais de saúde e investigadores irão discutir novos avanços no tratamento da obesidade e do binge eating. O congresso ICOBE irá realizar-se em Coimbra, Portugal, de 24 a 26 de Setembro de 2015, no auditório principal da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

The international Congress on Obesity and Binge Eating (ICOBE) 2015 is a multidisciplinary scientific meeting in which health professionals and researchers will discuss new advances in the treatment of obesity and binge-eating. ICOBE will take place at Coimbra, Portugal on 24-26th of September 2015, in the main auditorium of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra (FPCEUC).

See more here

ICOBE

Prémio Santander Universidades IdeaPuzzle2015 atribuído a Maria João Gouveia, aluna de Doutoramento do CINEICC

No passado dia 31 de Julho foi atribuído o prémio Santander Universidades Idea Puzzle® a Maria João Gouveia, aluna de Doutoramento em Psicologia Clínica na linha de investigação “Relações, Desenvolvimento e Saúde” do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Doutora Helena Moreira e da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro. A doutoranda recebeu o Prémio Santander Universidades IdeaPuzzle2015®, pelo desenho de investigação que elaborou com base no seu projeto de doutoramento "Mindful parenting in pediatric obesity: From parenting practices to children and adolescents psychological adjustment". 

Maria João Gouveia

See news 

Anúncio para a Atribuição de 1 posição de Investigador Auxiliar 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma posição de Investigador Auxiliar, na área da Psicologia Clínica e da Saúde, por um período de 9 meses, no Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo Comportamental.
Pode consultar o edital do referido concurso aqui

Anúncio para a Atribuição de 1 Bolsa de Iniciação Científica

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Iniciação Científica (BIC) para Estudantes de Mestrado nas áreas da Psicologia ou área afim, no âmbito do projecto AMS-HMI12 - "Apoio à Mobilidade Suportada por Controlo Partilhado e Interfaces Homem-Máquina Avançados", com a referência RECI/EEI-AUT/0181/2012-BIC.
Pode consultar o edital do referido concurso aqui

Doutor Daniel Rijo participa no Programa Sociedade Civil, RTP 2

No dia 5 de Maio de 2015, o investigador da Linha de Investigação Cognitive and Behavioural Processes and Change: Health and Psychopathology in Different Settings, Doutor Daniel Rijo, participou no Programa Sociedade Civil, na RTP 2, dedicado ao tema "insucesso de alunos de excelência"

In May 5th 2015, the researcher Daniel Rijo participated on the TV show Civil Society (TV channel RTP2), debating the topic "failure of excellence students". 
See news - RTP 05-05-2015

Das notas perfeitas no liceu aos problemas sérios na faculdade
See news - Diário de Notícias

Recrutamento para estudo sobre meditação

Investigadores do CINEICC (FPCE-UC) estão a recrutar participantes (alunos da Universidade de Coimbra) para um estudo sobre os efeitos de um treino de meditação na promoção de bem-estar na relação com o próprio e com os outros. 
Os participantes terão oportunidade de ao longo de duas semanas contactarem com práticas de meditação inovadoras e serão recompensados pela sua participação.  Para mais informações e inscrições por favor contacte-nos através do email: estudocfi@gmail.com

estudo meditacao

Concurso de Bolsas de Doutoramento FCT 2014: CINEICC acolhe seis novas Bolsas de Doutoramento financiadas pela FCT

É com enorme satisfação que o Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental [CINEICC] acolhe seis novos Alunos de Doutoramento com bolsas financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Concurso de Bolsas de Doutoramento FCT 2014. Os nossos Parabéns e Votos de sucesso!

Concurso Investigador FCT: CINEICC acolhe dois Investigadores Auxiliares financiados pela FCT

É com grande satisfação que o CINEICC e a FPCE-UC acolhe os Doutores Ben Harvey e Marco Pereira como Investigadores Auxiliares, ao abrigo do concurso “Investigador FCT” da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se destina ao recrutamento de investigadores para desenvolvimento de linhas de investigação inovadoras, em centros de investigação portugueses.

É uma honra ter na nossa casa investigadores com a qualidade dos Doutores Ben Harvey e Marco Pereira, que, sendo uma demonstração da qualidade do trabalho realizado no CINEICC, serão certamente um importante contributo para a consolidação e aumento da qualidade e inovação da investigação da nossa instituição.
Listas de ordenação dos candidatos ao Concurso Investigador FCT 2014

Exercício de Avaliação de Unidades de I&D 2013: CINEICC avaliado com EXCELENTE

O Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental [CINEICC] da Universidade de Coimbra foi recentemente avaliado como unidade de excelência no âmbito do Exercício de Avaliação de Unidades de I&D 2013 cujos resultados foram tornados públicos no passado mês de Dezembro. A nível nacional, para além do CINEICC, três Unidades I&D no domínio da Psicologia foram avaliadas com excelente.
Resultados finais

Investigadora do CINEICC, Susana Santos, recebe 1º prémio na categoria de comunicação em poster no 13º Congresso Nacional de Oncologia

Susana Santos, aluna de doutoramento em Psicologia da Saúde, na linha de investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, sediado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica da Profª Carla Crespo (Universidade de Lisboa), da Profª Maria Cristina Canavarro (Universidade de Coimbra) e da Profª Anne E. Kazak (Universidade Thomas Jefferson), recebeu o 1º prémio na categoria de comunicação em poster no 13º Congresso Nacional de Oncologia no passado dia 15 de Novembro de 2014. O seu trabalho intitulado "Associações entre os Rituais Familiares e a Qualidade de Vida em Díades de Crianças com Cancro e seus Pais",  realça a importância de apoiar as famílias a reconhecer, preservar e desenvolver rituais familiares significativos, durante e após os tratamentos, o que contribui para a qualidade de vida de crianças e respectivos pais, melhorando a coesão familiar e a esperança.
Para mais informação sobre este trabalho contacte a investigadora através do endereço de email susanafernandessantos@gmail.com

SusanaSantos_award


Investigadora do CINEICC, Cláudia Melo, recebe Prémio de Melhor Poster de Investigação Clínica nas 1as Jornadas Científicas de Medicina da Reprodução do Centro Hospitalar de Lisboa Central

Cláudia Melo, aluna de doutoramento em Psicologia da Saúde, no Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (linha de investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde), recebeu, no passado dia 15 de Novembro de 2014, o Prémio de Melhor Poster de Investigação Clínica nas 1as Jornadas Científicas de Medicina da Reprodução do Centro Hospitalar de Lisboa Central, pelo trabalho “’Quero receber informação sobre o meu futuro reprodutivo’: Qual a importância atribuída a esta discussão por parte de mulheres com doença oncológica”.
Este trabalho faz parte do projeto de investigação “Preservação da fertilidade em mulheres com doença oncológica”, que está a ser desenvolvido desde 2012, sob orientação da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra) e da Professora Doutora Teresa Almeida-Santos (Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra), em colaboração com a Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Dr. Daniel de Matos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. e com o Centro de Preservação da Fertilidade do Serviço de Reprodução Humana do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. Para mais informação sobre este projeto, consulte o website da Linha de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde, ou contacte a investigadora através do endereço de email claudiasmelosilva@gmail.com

ClaudiaMelo_award


Prémio Santander Universidades IdeaPuzzle2014 atribuído a Cláudia Melo, aluna de Doutoramento do CINEICC

Cláudia Melo, aluna de doutoramento em Psicologia da Saúde, no Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (linha de investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde), recebeu o Prémio Santander Universidades IdeaPuzzle2014®, pelo desenho de investigação que elaborou com base no seu projeto de doutoramento “Preservação da fertilidade em mulheres com doença oncológica”.

Cláudia Melo, PhD student in Health Psychology, at the Cognitive and Behavioural Center for Research and Intervention (Relationships, Development & Health research group) won the Universities IdeaPuzzle2014® Santander award, for the research design based on her PhD project "Fertility preservation in women with onchological ilness". 
See news - FPCEUC 


Grupo de Investigadores do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) desenvolveu e testou o primeiro programa baseado no Mindfulness para a infertilidade (PBMI) do mundo

Investigadores do CINEICC desenvolveram um programa pioneiro para a infertilidade baseado no Mindfulness e “provaram a sua eficácia” na melhoria da qualidade de vida das mulheres que vivem esta experiência. O programa visa melhorar a qualidade de vida e reduzir a ansiedade e depressão das mulheres que vivem a experiência da infertilidade, por norma dolorosa e traumática.

Researchers from CINEICC developed a pioneer programme for infertility based on Mindfulness and proved its efficacy on Quality of Life of women who go through this experience. The program aims to improve Quality of Life and to decreasing anxiety and depression of women who experience this generally painfull and traumatic condition.
See news - DN Ciência 21-07-2014
See news - TVI24 21-07-2014
See news - Diário as Beiras
Article Usage Dashboard


Investigadores do CINEICC estudam a prevalência de perturbações mentais em menores agressores sob a tutela da Justiça Juvenil

No âmbito do projecto PAIPA – Programa de Avaliação e Intervenção Psicoterapêutica no Âmbito da Justiça Juvenil (JUST/2010/JPEN/AG/1610), investigadores do CINEICC estudaram a prevalência de perturbações mentais em menores agressores sob a tutela da Justiça Juvenil. Os resultados mostraram que a maioria dos sujeitos (91.2%) preenche critérios para, pelo menos, uma perturbação psiquiátrica.

Researchers from CINEICC, within PAIPA project - Psychotherapeutic Assessment and Intervention programme in juvenile justice (JUST/2010/JPEN/AG/1610) -, studied the prevalence of mental disorders in young offenders under juvenile justice guardianship. Results showed that the majority of the subjects (91,2%) met criteria for at lesat one psychiatric disoder. 
See news - RTP (Linha da Frente) 05-04-2014


Mariana Moura Ramos participa no Programa Sociedade Civil, RTP 2

No dia 2 de Maio de 2014, a investigadora da Linha de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde, Mariana Moura Ramos, participou no Programa Sociedade Civil, na RTP 2, dedicado ao tema da Infertilidade em Portugal. O programa contou ainda com as presenças da Dr. Isabel Reis e do Prof. Doutor Alberto Barros, bem como com um testemunho de um caso de sucesso.

In May 2nd 2014, the researcher Mariana Moura Ramos participated un the TV show Civil Society (TV channel RTP2), debating the topic Infertility in Portugal. Other participants in the show were Dr. Isabel Reis, Prof. Alberto Barros and previously infertile women who achieved pregnancy after infertility treatment. 
See news RTP 02-05-2014


Projecto Befree - programa inovador de combate à obesidade

O Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) divulgam o projecto de investigação "BEfree: Programa de Intervenção em Grupo para a Ingestão Alimentar Compulsiva", assim como a possibilidade das voluntárias se candidatarem ao programa.

The Cognitive and Behavioural Center for Research and Intervention (CINEICC) of Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra (FPCEUC) divulge the research project "BeFRee: Group Intervention Programme for Compulsive Food Intake", as well as the possibility of applying the voluntary program.
See news - Público P3 29-04-2014
See news - MSN Notícias 29-04-2014


Divulgação do projeto de investigação “Saúde mental para todos na gravidez ou após o parto” na plataforma Rede Mãe Portugal

Este projeto pretende conhecer a opinião e experiência de grávidas e mães acerca da utilização da internet para obter informação e ajuda sobre saúde mental e bem-estar emocional. O projeto tem sido divulgado em diversas plataformas e nas redes sociais. 

This project seeks to know the opinion and experience of pregnant women and mothers about the internet using to get information and help about mental health and emotional well-being. The project has been released on several platforms and social networks.
Facebook
Rede Mãe


Divulgação do projeto de investigação de pós-doutoramento “Processos de regulação emocional no contexto da parentalidade”

Este estudo pretende compreender de que forma um conjunto de variáveis parentais associadas à regulação bem sucedida das emoções (e.g., vinculação, auto-compaixão, mindfulness), influencia a qualidade da prestação de cuidados à criança/adolescente e, consequentemente, o bem-estar e adaptação dos pais e filhos. Este projeto tem contado com a colaboração de diversas escolas do Agrupamento de Escolas de Coimbra Sul e de Monção. Podem participar no estudo crianças e adolescentes dos 8 aos 18 anos e respetivos pais, através do preenchimento de um conjunto de questionários. Se estiver interessado em participar (individualmente ou com o seu filho) por favor envie um email para: projeto.fpceuc@gmail.com

This study aims to better understand how a set of parental variables associated to sucessfull affect regulation (e.g. attachment, self-compassion, mindfulness) influence the quality of caregiving to the child/adolescent and consequently the well-being and adjustment of both parents and children. This projecto has the collaboration of several schools from Coimbra Sul and Monção. Children and adolescentes from 8 to 18 years old and their parents are elegible to participate in the study, through the completion of a pack of questionnaires.


Divulgação do projeto de investigação “Interrupção voluntária da gravidez em Portugal: Influência de características desenvolvimentais e fatores individuais, socioculturais e relacionais na decisão reprodutiva e na adaptação

Este projeto, utilizando uma amostra nacional de mulheres que realizaram uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), pretende obter uma visão global da IVG no contexto sociocultural português, contribuindo para a compreensão do processo de tomada de decisão e adaptação subsequente, considerando diversos níveis de influência (individual, relacional, sociocultural), procurando igualmente identificar especificidades desenvolvimentais envolvidas nesta decisão reprodutiva. 

Based on a sample composed by portuguese women who have carried out a voluntary termination of pregnancy, this project aims to get a global overview of the voluntary termination of pregnancy in the portuguese sociocultural context. In doing so we expect to contribute to the understanding of the decision making process and subsequent adaptation taking into consideration different levels of influence (individual, relational and sociocultural). In addition we aim to identify the developmental specificities related to the reproductive decision

Facebook


Psicólogos nas Escolas: Desafios para a Intervenção e Investigação

Psicólogos nas Escolas: Desafios para a Intervenção e Investigação  foi o congresso que assinalou os 30 anos dos psicólogos nas escolas. Organizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o evento realizou-se nos dias 11 e 12 de Abril.

Psychologists in Schools: Challenges for Research and Intervention was the congress that marked the 30th anniversary of psychologists in schools. Organized by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, the event was held on April 11th and 12th.
See news - UCV.UC 26-03-2014


Experiências de vergonha continuadas podem afetar a saúde mental e o bem-estar na vida adulta

Marcela Matos, investigadora do CINEICC da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FCEPUC), apresenta  algumas das principais conclusões da sua Dissertação de Doutoramento, e tenta responder à questão: Qual é o impacto da vergonha na vida dos indivíduos?, explicando como as experiências de vergonha na infância e na adolescência afetam a saúde mental e o bem-estar na vida adulta.

Marcela Matos, researcher from CINEICC of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra (FCEPUC), presents some of the main findings of her PhD dissertation, and tries to answer the question: What is the impact of shame in the lives of individuals?, explaining how the experiences of shame in childhood and adolescence affect mental health and well-being in adulthood.
See news - Sic Notícias 18-01-2014
See news - Jornal de Notícias 07-10-2013
See news - Visão 07-10-2013
See news - UCV 07-10-2013


Projeto Gravidez na adolescência em Portugal: Etiologia, decisão reprodutiva e adaptação

Os resultados do projeto de investigação “Gravidez na adolescência em Portugal: Etiologia, decisão reprodutiva e adaptação” - da responsabilidade da Linha de Investigação Relações, Desenvolvimento e Saúde e apoiado pela Associação Para o Planeamento da Família e pela Direção-Geral da Saúde - têm merecido o interesse de vários órgãos de comunicação social. Entre 2011 e 2014, a Professora Doutora Maria Cristina Canavarro, coordenadora do projeto, e a Drª Raquel Pires, investigadora do mesmo, participaram em algumas entrevistas neste âmbito. As respetivas notícias podem ser consultadas nos seguintes links:

The results of the research project "Adolescent pregnancy in Portugal: Etiology, reproductive decision and adaptation" - from the research group Relationships, Development & Health with the support of the Association for Family Planning and the General Directory of Health - have raised the attention of several media platforms. Between 2011 and 2014, Professor Maria Cristina Canavarro (project coordinator) and Raquel Pires (PhD student in the project) have participated in several interviews related to this project. Please find the news bellow:
See news - Deco Proteste 14-03-2014
See news - UCV 2014
See news - Agência Lusa; Revista Visão 30-10-2013
See news - Jornal Sol 19-05-2012
See news - Açoriano Oriental 27-04-2009
See news - Entusiasmo Media (Saber Viver) 2011


Andreia Azevedo desenvolve investigação sobre depressão na adolescência

A psicóloga Andreia Azevedo, investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) está a desenvolver uma investigação pioneira em Portugal no âmbito do tratamento da depressão na adolescência. A investigadora e psicoterapeuta procura desenvolver “avanços no tratamento de um problema cada vez mais sério e frequente em todas as fases da vida, a perturbação Depressiva Major.

Andreia Azevedo, psychologist and PhD student from CINEICC of FPCE is developing an innovative research in Portugal in the field of depression in adolescence and its treatment. This study has the propose of developing advances in the treatment of Major Depression Disorder, one of the most inceasingly frequent condition in all life phases. 
See news - Notícias do Centro 01-11-2013


Professora Doutora Cristina Canavarro em entrevista ao projeto smartscience 

Professor Cristina Canavarro interview on the smartscience project
See news - tvAAC 20-12-2012


Educação e emprego determinantes na qualidade de vida de doentes VIH-SIDA

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) concluíram que, paralelamente ao controlo de sintomas, factores como uma melhor educação e estar empregado são determinantes para a percepção da qualidade de vida dos doentes com VIH-SIDA.

Researchers from the University of Coimbra (UC) concluded that, parallel to control symptoms, factors such as better education and being employed are crucial to the perception of quality of life of patients with HIV-AIDS.
See news - Ciência Hoje 07-06-2011