loading...

UC.PT

News

Portugal 2020 | Aviso 10/SI/2016 - Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

p2020

O Aviso nº10/SI/2016 de abertura de candidaturas para Programas Mobilizadores no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) foi publicado no Portal Portugal 2020 (www.portugal2020.pt), estando disponível na seguinte ligação: http://www.poci-compete2020.pt/concursos/detalhe/Aviso_10_SI_IDT_2016.

O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 30 de setembro de 2016 (19 horas).

Enquadram-se como Programas Mobilizadores projetos de I&D que visem a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e se configurem como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, permitindo a endogeneização e exploração das tecnologias desenvolvidas. Os projetos devem visar ainda uma efetiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&D junto das empresas, realizados através de uma colaboração efetiva e aprofundada entre estas e entidades não empresariais do Sistema de I&I.

Os Programas Mobilizadores vão assim de encontro ao desafio de promover a cooperação entre a ciência e as empresas, para alavancar as atividades de I&D em Portugal e a tradução dessa colaboração em conhecimento aplicável a novos produtos, processos e organizações. As candidaturas a financiar devem estimular e garantir a implementação de «Agendas de Investigação e Inovação», que promovam a colaboração entre empresas e entidades não empresariais do SI&I, incluindo plataformas tecnológicas, em temas identificados no Aviso.

São entidades beneficiárias empresas e entidades não empresariais do Sistema de I&I.

Dada a especial complexidade deste instrumento, o Aviso recomenda às entidades que preveem apresentar candidaturas a este concurso e se posicionam como promotor líder de consórcios, um contacto prévio e com a maior antecedência possível, com a ANI - Agência Nacional de Inovação, S.A. Esta é também a entidade que assegura a análise das candidaturas.