Short bio
Doutorado em Gestão pela Universidade de Manchester (2000). Previamente, obteve uma Licenciatura em Economia (FEUC, 1992) e um Mestrado em Gestão (ISCTE, 1995). Iniciou a atividade docente na FEUC em 1992, onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas do marketing. É ainda investigador no CeBER. Os seus interesses de investigação centram-se na explicação do comportamento das pessoas em contextos de Marketing, nomeadamente clientes/consumidores e colaboradores com funções de marketing, os quais passam a maior parte do seu tempo de trabalho a interagirem com clientes/consumidores. O seu trabalho tem assim uma natureza multidisciplinar, utilizando perspetivas teóricas de diferentes áreas, como a psicologia, economia, comportamento organizacional, entre outras, para explicar o comportamento das pessoas em contextos de Marketing. Relativamente aos colaboradores com funções de Marketing, o seu trabalho tem abordado temas como a criatividade, motivação e orientação para o cliente dos ‘frontline employees’, mas também aspetos como a influência de características pessoais dos decisores nas decisões de internacionalização. Em termos de clientes/consumidores, tem investigado temas como comportamentos ecológicos, coprodução, lealdade à marca, amor pela marca, comportamentos financeiros e online shopping. Tem várias publicações em revistas internacionais como o Journal of Retailing, Journal of Service Research, Journal of Business Research, Industrial Marketing Management, International Journal of Human Resources Management, European Journal of Marketing, Psychology & Marketing, European Management Review, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Journal of Product and Brand Management, International Journal of Selection and Assessment, Journal of Consumer Affairs, Social Indicators Research, Service Industries Journal, entre outros. Participa regularmente em conferências internacionais da área de Marketing.