FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

2005 [#6]

• IV FORUM INTERNACIONAL DO DESPORTO (4 de Março de 2005), em colaboração com a Câmara Municipal da Lousã. A acção teve como prelectores:

Jaume Felliu Cruz (Universidade Autónoma de Barcelona),

Carlos Eduardo Gonçalves (FCDEF-UC),

Manuel Coelho e Silva (FCDEF-UC),

António Rochete (Faculdade de Letras - UC),

José Pedro Ferreira (FCDEF-UC),

Pedro Gaspar (FCDEF-UC),

Cristina Senra (FCDEF-UC),

Amândio Santos (FCDEF-UC),

António Figueiredo (FCDEF-UC),

Luís Rama (FCDEF-UC).

Coordenação: Manuel J Coelho e Silva. Participantes: 200. Apoio: Instituto do Desporto de Portugal.
  • I MEETING INTERNACIONAL DE TREINADORES DE FUTEBOL (22 de Abril de 2005), em colaboração com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. A acção teve como prelectores:

João Páscoa Pinheiro (Faculdade de Medicina – Universidade de Coimbra),

Robert Malina (Fellow of the American College of Sports Medicine),

Luis Horta (Laboratório de Análises e Dopagem – Instituto do Desporto de Portugal),

Manuel Coelho e Silva (FCDEF-UC),

António Figueiredo (FCDEF-UC),

André Seabra (Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física – Universidade do Porto),

Luís Neves (Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol),

Agostinho Oliveira (Federação Portuguesa de Futebol).

Coordenação: Manuel J Coelho e Silva, António J Figueiredo. Participantes: 195. Apoio: Instituto do Desporto de Portugal.

Robin Callister (Newcastle University, Australia): "The revelance of IgA for exercise";

Michael Gleeson (School of Sport and Exercise Science, Loughborough University, England): "Nutricional interventions to limit exercise-induced immune depression";

Luís Manuel Taborda-Barata (Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior, Portugal): "A asma e o Desporto";

Ola Ronsen (Norwegian Olympic Sports Center, Norway): Prevention and management of respiratory tract infections in athletes";

Robert Mazzeo (Department of Integrative Physiology, University of Colorado, EUA): "Altitude training and immune function".

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Biocinéticos. Coordenação: Ana Maria Miranda Botelho Teixeira.

Cabrita, S (FMED-UC),

Velloso, C (Royal Free and University College Medical School, London, UK),

Oöpik, V (University of Tartu, Estónia).

Coordenação: Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares, Carlos Alberto Fontes Ribeiro.
  • A ELECTROMIOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO FISIOLÓGICA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO (2005).

Manuel João Coelho e Silva,

Vasco Vaz,