FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Assessment of biological maturation

I. APRESENTAÇÃO

O estudo da maturação biológica pode ser realizado por indicadores somáticos, sexuais, esqueléticos e dentários. No domínio da antropologia física, vários estudos longitudinais produziram valores normativos que permitem um quadro de referências relativamente ao timing e cadência dos processos biológicos conducentes ao estado adulto. A presente linha de pesquisa tem por objectivo apreciar a concordância entre protocolos auto-reportados de avaliação dos caracteres sexuais e o exame clínico realizado por um perito. Outro estudo prende-se com a validação das equações de Khamis & Guo, Khamis & Roche, Beunen & Malina na população portuguesa, confrontando valores maturos estimados nos anos peri-pubertários com os valores adultos dos mesmos sujeitos realmente avaliados. Adicionalmente, pretende-se uma medida de concordância entre protocolos concorrentes de determinação da idade óssea, no caso, Fels e TW3. Suplementarmente, os dados prestam-se à classificação multi-método do estatuto maturational (delayed, on time, advanced) por metodologias que consideram critérios somáticos e idade óssea. Por fim, nos anos peri-pubertários será possível correr uma análise factorial exploratório com extracção de componentes principais para examinar as fontes de variância comum dos indicadores biomaturacionais.

II. EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Manuel J Coelho e Silva [IR], António Figueiredo, Luís Ribeiro, Maria Eugenia Pena Reyes [Instituto de Historia e Antropologia, Mexico], Gaston Beunen [Catholic University of Leuven], Robert Malina [Fellow ACSM]

III. PARCERIAS

Programa PAFID [protocolo ref 289/2005]; Fundação para a Ciência e a Tecnologia [subprojecto PRONTALSPORT]; PTDC/DES/70918/2006; SFRH/BD/49851/2009 – PhD Luis Ribeiro]; Gabinete Médico Real Madrid F.C.; Coritiba F.C. [Joyce Stefanello, Mario Mazzuco]