FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Curriculum Development - the contribution of studies in different fields of Physical Education Sciences in deepening their knowledge

I. APRESENTAÇÃO

Neste projeto pretende-se alargar e aprofundar os conhecimentos sobre o Currículo em Educação Física através do estudo integrado da situação do professor no contexto das organizações escolares em Portugal, das questões da didática e dos processos e respetivas condicionantes da avaliação pedagógica.

A diversidade das metodologias (qualitativa, quantitativa e mista) e dos instrumentos de recolha de dados (questionário, entrevista, registo de observação em direto e diferido) implícitos nos vários estudos constituem, simultaneamente, um fator de valorização do projeto e um reforço do valor dos resultados finais.

Projecto 1: "O professor no contexto das organizações escolares em Portugal"

Projecto 2: "A Avaliação das Aprendizagens no Ensino Secundário"

Projecto 3: "A influência do género na avaliação em Educação Física"

Projecto 4: "Diferenciação Pedagógica em Educação Física: Mobilização do Espectro dos Estilos de Ensino"

Projecto 5: "Avaliação da exequibilidade dos PNEF"

Projecto 6: "Diferenciação Pedagógica em EF: A perceção do feedback segundo o género"

II. EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Rui Adelino Machado Gomes [IR], Elsa Maria Ferro Ribeiro da Silva [IR], Didier Chavrier [Universidade de Orleães], Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho [FCDEF-UC], Paulo Renato Bernardes Nobre [FCDEF-UC], Antero Felipe Rocha Abreu [FCDEF-UC], André Filipe Melo Constantino, Maria Clara Neves da Silva.

III. PARCERIAS

Universidade de Orleães

Todas as escolas básicas e secundárias protocoladas com a FCDEF-UC para além das pertencentes à rede de Estágio Pedagógico.

VI. TESES DE MESTRADO PREVISTAS
V. TESES DE DOUTORAMENTO PREVISTAS