FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Energy equation, body composition in pubertal school youths

I. APRESENTAÇÃO

Esta linha de pesquisa concentra-se em estudos complementares com pequenas amostras onde se pretende a estimative do dispêndio energético por acelerometria e pelo diário, do consumo calórico pelo questionário de frequência alimentar para explicar a composição corporal medida por equações antropométricas, bioimpedânca e pletismografia de ar deslocado, tendo ainda em consideração o estatuto maturacional dado pelos caracteres sexuais secundários, pelo maturity offset e pela percentagem de estatura matura estimada.

II. EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Manuel J Coelho-e-Silva [IR], Carlos Santos [FCDEF-UC], Ivo Rêgo [FCDEF-UC], João Valente dos Santos [FCDEF-UC], António Figueiredo [FCDEF-UC], Edilson Cyrino [Universidade Estadual de Londrina], Enio Ronque [Universidade Estadual de Londrina], Fátima Rosado [CIDAF]

III. PARCERIAS

Fundação para a Ciência e a Tecnologia [SFRH SFRH/BD/61658/2009– PhD Ivo Rego; SFRH/BD/64648/2009 – PhD João Valente-dos-Santos]; Colégio Nossa Senhora da Assunção, Universidade Estadual de Londrina