FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

PRONTALSPORT – Readiness and sport talent

I. APRESENTAÇÃO

Aproveitando o conhecimento gerado na investigação auxológica aplicada ao jovem atleta, esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo de problemas da preparação desportiva a médio e longo prazo, em particular dos processos de abandono, selecção e especialização desportiva. Complementarmente e recorrendo a um conceito operacional de “time-loss injury” são identificadas as características individuais e do processo de treino que se associam à ocorrência e resiliência à lesão. Os tópicos anteriores são também discutidos numa perspectiva de fundamentação dos processos de identificação, detecção e recanalização de talentos desportivos.

II. EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Manuel J Coelho-e-Silva [IR], Fátima Rosado [CIDAF], Vasco Vaz [FCDEF-UC], Alain Massart [FCDEF-UC], João Valente dos Santos [FCDEF-UC], Ricardo Rebelo Gonçalves [FCDEF-UC], Humberto M Carvalho [FCDEF-UC], Luís Rama [FCDEF-UC], Pedro Gaspar [FCDEF-UC], Carlos Gonçalves [FCDEF-UC], António Figueiredo [FCDEF-UC], Fernando Cavichiolli [Universidade Federal do Paraná], Barbara Huijgen [University of Groningen], Marije Elferink-Gemser [University of Groningen], Roel Vaeyens [University of Ghent], Renat Philippaerts [University of Ghent], Robert Malina [Fellow ACSM]

III. PARCERIAS

Fundação para a Ciência e a Tecnologia [Pluri-annual 2004-2008; SFRH/BD/41647/2007, SFRH/BD/64648/2009, SFRH/BD/72111/2010]; Federação Portuguesa de Patinagem; Federação de Andebol de Portugal; Associação de Basquetebol de Coimbra; Associação de Futebol de Coimbra; Associação de Futebol de Aveiro; Centros de Treino Paulo Pinto (São João da Madeira) e de Paredes, Selecção Nacional de Juniores (treinador José Robalo)