FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Sports and Immune System

I. APRESENTAÇÃO

Esta linha de investigação reúne todos os projectos dedicados ao estudo da resposta do sistema imunitário e hormonal à carga de treino, tanto em contexto de treino como em resposta a testes protocolares específicos ou condições ambientais e de stress extremas.

Projecto 1: “Estudo de alterações imunitárias, bioquímicas e hormonais em atletas de modalidades de resistência de elevado rendimento durante uma época de treino”

Projecto 2: “Oral-respiratory mucosal immune responses during ultra-marathon competition in a desert based environment”

II. EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Ana Maria Teixeira [IR], Luís Rama (FCDEF-UC), Grasiely Borges (FCDEF-UC), Sanderson Silva (FCDEF-UC), Joana Boa-Alma (FCDEF-UC), Francisco Alves (FMH), Artur Paiva (Centro de Histocompatibilidade), Michael Gleeson (University of Loughborough), Ola Ronsen (Norwegein Olimpic Center), Ricardo Costa (University of Coventry).

III. PARCERIAS

Fundação para a Ciência e a Tecnologia [FCT-PTDC/DES/68647/2006]

Sport and Exercise Science Applied Research Centre, Health and Life Sciences Faculty, Coventry University, UK.

IV. TESES DE MESTRADO PREVISTAS

V. TESES DE DOUTORAMENTO PREVISTAS