FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Validation of daily physical activity journal: correlation between energy expenditure estimated by a protocol self-reported and the objective measure obtained by accelerometry

I. APRESENTAÇÃO

Esta linha de pesquisa recupera o diário de 3 dias proposto por Bouchard et al (1983) publicado no American Journal of Clinical Nutrition e amplamente utilizado em estudos com adolescentes no Canadá, Estados Unidos e Taiwan. A concordância entre medidas concorrentes é testada para uma larga amostra permitindo apreciar a variação por sexo, idade e estatuto ponderal. Esta linha eminentemente instrumental pretende fundamentar a utilização do diário de três dias em estudos de grandes amostras.

II. EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Manuel J Coelho-e-Silva [IR], Fátima Rosado [CIDAF], Aristides Machado Rodrigues [FCDEF-UC], António Figueiredo [FCDEF-UC], Sean P Cumming [University of Bath], Joey C Eisenmann [Michigan State University]

III. PARCERIAS

Fundação para a Ciência e a Tecnologia [SFRH/BD/38988/2007 - PhD Aristides Machado-Rodrigues]