FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Validation of anthropometric models to estimate the total lower-limb and thigh volume adopting DEXA [dual-energy X-ray absorptiometry] assessment as a criteria

I. APRESENTAÇÃO

A interacção entre composição corporal e a capacidade de desempenho físico é sobejamente estudada. Algumas provas de desempenho, como por exemplo os protocolos maximais de curta duração em ciclo-ergómetro requerem a expressão da potência mecânica em função da volumetria da musculatura do membro inferior, em geral, e da coxa, em particular, sendo necessários métodos indirectos por antropometria para subsidiar a investigação que não possui ao seu alcance o recurso ao DEXA.

II. EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Manuel J Coelho-e-Silva [IR], Humberto M Carvalho [FCDEF-UC], Filipe Simões [FCDEF-UC], João Valente dos Santos [FCDEF-UC], António Figueiredo [FCDEF-UC], Claúdia Minderico [FMH-UTL], Luís Sardinha [FMH-UTL], Daniel Courteix [University of Clermond-Ferrand], Enio Ronque [Universidade Estadual De Londrina], Edio Petroski [Universidade Federal de Santa Catarina], Robert Malina [Michigan State University]

III. PARCERIAS

Fundação para a Ciência e a Tecnologia [SFRH/BD/78603/2011 – PhD Filipe Simões]; Universidade de Clermont-Ferrant, Programa PESSOA – FMH-UTL, Escola Superior de Tecnologia da Saúde (Coimbra, Oscar Tavares)