a carregar...

FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Apresentação

Antonio_Figueiredo

António Figueiredo, Diretor



A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF) apresenta uma oferta educativa consubstanciada numa articulação sólida e pertinente entre os diferentes ciclos de estudo. Com efeito, pela necessidade de permitir aos nossos estudantes um acesso mais competente, e por isso mais facilitado, ao mercado de trabalho, a FCDEF procurou sedimentar a sua licenciatura, mestrados e doutoramento numa lógica coerente mas, simultaneamente, apelativa.A dinamização da investigação na FCDEF tem sido uma preocupação dos seus órgãos de governo. O incremento qualitativo e quantitativo que se tem verificado no reequipamento do nosso Laboratório Integrado, de forma a permitir aos docentes/investigadores da Faculdade as melhores condições possíveis para uma boa prossecução das suas linhas de pesquisa, tem sido uma realidade que tem contado com o esforço de todos. Esta perspetiva permitiu ainda o desenvolvimento de rotinas que têm levado à introdução de estudantes de mestrado e doutoramento, com particular ênfase para estes últimos, nas equipas de investigação, concorrendo este facto para uma consistente formação académica e investigacional dos nossos estudantes dos cursos pós-graduados.

Ainda na investigação, mais propriamente no que se refere aos seus outputs, tem-se assistido na FCDEF a um forte incremento das publicações científicas em periódicos internacionais, chancelados pelos mais reconhecidos indexadores, constituindo-se como uma manifestação da competência do seu corpo docente.

A produção de conhecimento na FCDEF não fica reservada ao seu apoio à docência. Na verdade a Faculdade tem-se pautado por uma muito dinâmica relação com a comunidade onde procura fazer a translação desse mesmo conhecimento. As colaborações que a Faculdade tem com várias Federações Desportivas como as de Andebol, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Judo, Natação, Patinagem, Remo, Triatlo, com o Comité Olímpico de Portugal, com a Direção-Geral da Autoridade Marítima (nomeadamente o Instituto de Socorros a Náufragos) e outras Entidades, têm permitido granjear o reconhecimento da FCDEF na monitorização e otimização do processo de treino de alguns dos mais destacados atletas nacionais, não sendo possível deixar de referir aqui o indelével contributo da FCDEF para a conquista de várias medalhas em Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.

A FCDEF tem assumido uma preocupação crescente com a sua internacionalização. Nesta dimensão, a lusofonia tem-se centrado como uma prioridade, mais propriamente as parcerias com o Brasil e Angola existindo, com o primeiro, vários protocolos de colaboração que permitem a mobilidade de estudantes e docentes assim como a partilha de linhas de pesquisas que se perspetivam como potenciais dínamos de financiamento internacional. Esta orientação atlantista não deixa de estar alinhada, cumulativamente, com a manutenção do interesse em parcerias no espaço europeu, onde o programa Erasmus+ se tem constituído como um instrumento importante para as mais de sete dezenas de estudantes outgoing que, anualmente, recorrem a este tipo de mobilidade. A participação da FCDEF em diversos Intensive Programs é, também, um forte indicador da capacidade de penetração nas redes internacionais.

Estudar na FCDEF é deixar-se envolver pelos mais de sete séculos de história de uma Universidade que se constitui como Património Mundial da Humanidade, assumindo-se a responsabilidade daí resultante assim como o pleno usufruto de todas as tradições sedimentadas ao longo dos tempos.

António Figueiredo

Diretor