FCDEF

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

História da Faculdade

foto do rio

Dando cumprimento a uma aspiração diversas vezes manifestada pela Universidade, no sentido da criação de uma área de estudos no domínio da cultura física e do desporto, o Senado da Universidade de Coimbra, aproveitando as condições indispensáveis para o ensino e aprendizagem na área do desporto e da educação física proporcionadas pelas instalações desportivas existentes no Estádio Universitário de Coimbra aprovou, por unanimidade, a criação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

No âmbito do processo de Bolonha, a Faculdade ministra como 1º ciclo, uma licenciatura, designada Ciências do Desporto numa perspectiva de formação de banda larga capaz de responder aos desafios actuais do ensino superior para um desempenho futuro pluri-profissionalizado. A componente prática encontra-se associada, muitas vezes, a actividades de exterior, aproveitando igualmente a proximidade do rio Mondego, da Serra da Lousã ou de Penacova.

Mantendo uma forte articulação entre a formação do 1º ciclo e do 2º ciclo, ao nível da pós-graduação promovem-se cursos de mestrado, a saber: Biocinética, Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, Exercício e Saúde para Populações Especiais, Treino Desportivo para Crianças e Jovens, Lazer e Desenvolvimento Local.

Quanto ao 3º ciclo, existe o doutoramento tutorial em Ciências do Desporto e Educação Física, na especialidade de Educação Física, na Especialidade de Ciências da Actividade Física e na Especialidade de Ciências do Desporto. Paralelamente, a Faculdade está a organizar pelo sistema europeu de créditos, um curso de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física, com os seguintes ramos: Actividade Física e Saúde, Educação Física, Necessidades Educativas Especiais, Treino Desportivo. Em conjunto com outras unidades de saber da Universidade de Coimbra, a FCDEF ministra o curso de doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura.

De modo a potenciar a ligação à comunidade a Faculdade promove múltiplas parcerias de cooperação com as Associações e Federações Desportivas, Autarquias e Empresas, permitindo a organização de eventos, formação, investigação e actuar no domínio da empregabilidade dos seus recém diplomados.

Tratando-se da mais nova Faculdade da mais antiga instituição de ensino superior em Portugal e de uma das mais antigas do mundo – a Universidade de Coimbra - a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, no espírito do crescimento da cooperação internacional, promove o intercâmbio de docentes e estudante, bem como o estabelecimento de projectos de cooperação e de investigação conjuntos, com base nos programas europeus Erasmus e Leonardo da Vinci, bem como da Coimbra Network of Sport Sciences.

ESTATUTOS DA FCDEF - 22/04/2009

ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS