a carregar...

FCTUC

Programas de Intercâmbio

Informação sobre Estágios

Como candidatar-me?

A primeira fase das candidaturas decorre online, durante o mês de novembro. Estas candidaturas terminam impreterivelmente a 30 de novembro e, com base nas mesmas, a IAESTE Portugal toma conhecimento das necessidades em estágios no estrangeiro.

A IAESTE Portugal permuta na conferência anual da IAESTE – que se realiza em janeiro – os estágios angariados em Portugal para estudantes estrangeiros, por um número igual de estágios no estrangeiro para estudantes portugueses.

De meados a fins de fevereiro, abre a segunda fase de candidaturas (apenas para os estudantes que efetuaram a pré-inscrição em novembro), em que os estágios para os estudantes portugueses são disponibilizados para consulta nos vários Centros de Inscrição. Os candidatos devem consultar a descrição dos estágios e efetuar a sua inscrição de acordo com as suas preferências.

Com base nas inscrições e num critério em que intervém a classificação (média do curso), bem como o conhecimento de línguas, far-se-á uma atribuição tão justa quanto possível.

Todas as informações/esclarecimentos acerca dos estágios devem ser requeridos aos respectivos Centros de Inscrição. Não é permitido aos alunos contatar as IAESTE internacionais e/ou os empregadores.

Depois da candidatura

Após a seleção dos candidatos por parte de cada Centro de Inscrição, o estudante terá de:

  • entregar a documentação necessária para a candidatura ao estágio dentro do prazo estipulado pelo Centro de Inscrição;
  • depositar, no prazo de 48 horas, uma caução no valor de 150€.  No final, após a realização do estágio, o preenchimento e entrega do relatório de estágio (Trainee’s report) no Centro de Inscrição respetivo, parte desta quantia será devolvida. Caso o aluno desista do estágio,  não tem direito a qualquer devolução.

Documentos necessários

  1. Nomination Form
  2. Carta de apresentação
  3. Curriculum Vitae (modelo europeu com foto)
  4. Certificado do curso com notas e créditos ECTS
  5. Descrição sobre o sistema de avaliação
  6. Certificado de matrícula
  7. Certificados de língua Inglesa
  8. outros certificados
  9. Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão ou Passaporte
  10. Cartas de referência (recomendado)
  11. Fotografia tipo passe (quando solicitado)
  12. Potfolio (para alunos de Arquitetura)

Após aceitação

Quando a aceitação da candidatura é confirmada através da delegação IAESTE estrangeira, o estudante é convocado pelo respetivo Centro de Inscrição para receber e assinar a documentação de aceitação. A assinatura destes documentos tem de ser efetuada no prazo comunicado pela IAESTE Portugal, e é condição absolutamente necessária para a realização do estágio.

Documentos necessários

  • Preenchimento e devolução do N/5-b e de outros documentos que podem eventualmente ser enviados pela IAESTE de destino;
  • Fotocópia do comprovativo do seguro ou do Cartão Europeu de Seguro de Doença;
  • Termo de responsabilidade e cópia do BI/CC do responsável.

Regresso a Portugal

Quando o estagiário regressa, deve preencher um Relatório do Estágio (Trainee’s Report) no seu Centro de Inscrição. Só após a entrega deste Relatório é devolvida a caução.