a carregar...

FCTUC

Biblioteca de Física e de Química

Biblioteca de Física e de Química

A Biblioteca de Física e Química resultou da integração dos núcleos documentais do Departamento de Física e do Departamento de Química em 2014.

Herdeiras da Biblioteca da Faculdade de Filosofia, remonta a 1852 a origem da Biblioteca de Física e a 1859 a da Biblioteca de Química, cuja posição única no contexto nacional, levou o Governo a conceder-lhe em 1980 o estatuto de Biblioteca Universitária Nacional do Ramo Científico de Química.

Tem como missão, além de preservar o acervo documental, contribuir para potenciar o conhecimento no ensino e na investigação, desenvolvendo o sentido crítico, as competências técnico-científicas de pesquisa e acesso à informação, competindo-lhe a organização, gestão e administração dos procedimentos imprescindíveis a um acesso livre e sem limites ao saber.

O fundo documental, constituído por cerca de 30 000 monografias e 1 700 títulos de publicações periódicas, maioritariamente contemplados desde o primeiro número, contempla bibliografia portuguesa e estrangeira nas áreas temáticas de Física e Química.

Departamento de Física (DF) – Sala de leitura João de Almeida Santos, localizada no 3º andar (sala F16).

Vocacionada para a leitura e estudo, individual ou em grupo, dispõe de 66 lugares, 8 computadores, 1 digitalizador e um gabinete técnico, serviço de empréstimo e circulação, acesso em linha ao Catálogo da Biblioteca e a outras bases de referência, últimos periódicos recebidos, manuais, dissertações e teses do âmbito científico de Departamento de Física e a um núcleo documental de bibliografia base, sendo por isso de empréstimo condicionado.

Departamento de Química (DQ) – constituída em dois pisos, organizada tematicamente segundo a “Classificação Decimal Universal – CDU”, contempla as classes de 0 a 9, com início no piso de entrada e término no piso inferior. Dispõe de empréstimo e circulação, acesso ao Catálogo da Biblioteca e outros recursos de referência, sala de leitura com 60 lugares e 4 computadores.

Todos os espaços da biblioteca à exceção das obras mais antigas e dos periódicos em acesso condicionado, são de livre acesso e equipadas com sistema de wireless para acesso à internet.