Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação

Departamento de

ARQUITECTURA

DARQ

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de

COIMBRA

Inserido na mais antiga universidade portuguesa, o Darq existe desde 1988-1989. Foi a primeira escola pública de arquitectura a abrir fora das faculdades de Lisboa e Porto, sucessoras das tradicionais escolas superiores de Belas-Artes. É, por isso, uma escola que foi criada no seio da universidade, não é uma escola que foi integrada pela universidade.

Hoje, três décadas passadas sobre a sua abertura, é uma das mais activas e reconhecidas, quer no âmbito pedagógico, quer no âmbito científico. Aliás, uma das suas mais importantes características reside precisamente no modo integrador e complementar de encarar a complexidade de relações entre as actividades de ensino e de investigação.

Do Mestrado Integrado em Arquitectura — MIA — saem todos os anos profissionais procurados/as pelos melhores escritórios e agências de arquitectura em Portugal, na Europa, e um pouco por todo o lado. Mas também saem investigadores/as de elevado nível académico, reconhecidos como tal pelos seus pares e, de igual modo, podemos encontrar alguns/mas dos/as nossos/as antigos/as estudantes a leccionar e a investigar nos mais prestigiados meios académicos internacionais. De resto, foi esta nossa condição de instalação inicial no seio da universidade — bem como todas as relações de proximidade que proporcionou — que fez desenvolver, logo desde os primeiros momentos e de modo muito intenso, a investigação em arquitectura no Darq.

Hoje, esta escola iniciada há trinta anos está longe de ser apenas um centro de formação de profissionais de arquitectura. Criados em 2008 e ministrados em colaboração activa com o Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, os cursos de licenciatura e mestrado em Design e Multimedia — LDM e MDM — afirmam-se como inovadores no modo como cruzaram e fizeram convergir duas áreas do saber até aí estanques. Formam os informáticos mais habilitados para a criação em design, ou os designers mais capacitados para as ciências informáticas, conforme quisermos.

Ainda nas áreas das afinidades arquitectónicas, e criados para desenvolver capacidades específicas e latentes na contemporaneidade, são também oferecidos o mestrado em Reabilitação Urbana Integrada — MRUI — e o mestrado internacional Erasmus Mundus em Architecture, Landscape and Archaeology — ALA —, este último em parceria com as universidades Técnica de Atenas, Roma La Sapienza e Nápoles Federico II.

Por fim, o Doutoramento em Cultura Urbana e Arquitectónica — CoimbraStudio — é o polo avançado da investigação no Darq. É procurado por estudantes e investigadores/as nacionais e internacionais e enquadra-os/as nas actividades de investigação. O grau de Doutor que oferece pode ser veiculado através de um leque assaz diversificado de frentes do conhecimento em arquitectura, destacando-se as que se depreendem dos três principais seminários: Cultura e Projecto de Cidade; Estudos Culturais e Arquitectura; e Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo. Desenvolve um sistema de relacionamento global ao mais alto nível e tem parcerias com os principais centros internacionais da cultura arquitectónica.

Sim, em 1988 o Darq foi a primeira escola de arquitectura criada no seio da universidade. Hoje é uma escola em permanente e inquieta actividade. A aprendizagem do fazer em arquitectura e em urbanismo, a história e a teoria da arquitectura e da cidade, as ciências da construção e o design todas geram entre si intersecções e desenvolvimentos mais ou menos inesperados, em saudável e indistinto respeito por todas as escalas e por todos os valores — dos clássicos aos contemporâneos, dos locais aos globais, dos sociais e humanos aos científicos e tecnológicos.

Fica no edifício do Colégio das Artes e as suas portas estão sempre abertas.

José António Bandeirinha

Director do Departamento de Arquitectura

da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra