Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Saídas Profissionais e Empregabilidade


Mar

A Licenciatura em Geologia permite trabalhar em empresas de construção civil e obras públicas, empresas de exploração de georrecursos (prospeção e exploração de águas, petróleo e gás natural, recursos minerais), empresas especializadas em ensaios de campo, conservação e restauro de materiais pétreos, empresas e instituições vocacionadas para o ambiente e ordenamento do território, Proteção Civil, estabelecimentos de ensino básico, secundário e superior e autarquias e associações intermunicipais.

Cartografia



Porque avançar para um Mestrado?

A Licenciatura em Geologia geralmente qualifica um individuo para trabalhar em áreas da geologia, no entanto, as áreas especializadas dentro das geociências requerem o grau de mestre.

O Mestrado em Geociências oferece áreas de especialização em Recursos Geológicos, Ambiente e Ordenamento e Geologia do Petróleo. O profissional com especialização em Recursos Geológicos está qualificado para trabalhos especializados em empresas de exploração de georrecursos (prospeção e exploração de águas, recursos minerais, materiais de construção e rochas ornamentais) e empresas especializadas em ensaios de campo. O ramo Ambiente e Ordenamento qualifica o graduado para trabalhar em empresas e instituições vocacionadas para o ambiente e ordenamento do território. A área de especialização em Geologia do Petróleo permite aos graduados trabalhar na indústria petrolífera.

O Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas tem um carácter marcadamente aplicado à construção, à exploração de georrecursos e à consultoria ambiental.

O Mestrado em Dinâmicas Sociais e Riscos Naturais e tecnológicos encontra-se debruçado sobre a as diferentes áreas da análise do risco, tanto na vertente da prevenção como na da intervenção em caso de desastres atribuíveis a processos naturais e tecnológicos.

O Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia permitem aos titulares de habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário nos termos definidos no Artigo 4.º do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio.

Industria MineiraIndustria PetreoliferaCamião Sismico



O Doutoramento

Um Doutoramento em Geologia é necessário para posições avançadas nas áreas de ensino e investigação. O graduado estará apto a exercer atividade profissional de investigação, de direção, de projeto, de prospeção e de planeamento em organismos estatais e privados.

 



Empregabilidade

Os dados do IEFP e inquérito RAIDES, DGEEC, relativos aos licenciados entre os anos letivos de 2010/2011 a 2013/2014, apontam para uma taxa de desemprego inferior à média nacional.

Desemprego


Fonte: http://infocursos.mec.pt/

 

.