a carregar...

FCTUC

Departamento de Ciências da Terra

XXII Bienal da Real Sociedad Española de Historia Natural


XXII Bienal da Real Sociedad Española de Historia Natural

Já se encontra disponível a 2ª circular relativa à XXII Bienal da Real Sociedad Española de Historia Natura. Poderá descarregar a ficha de inscrição aqui.

A Real Sociedade Espanhola de História Natural (RSeHN) é a sociedade científica mais antiga de Espanha e o seu objetivo principal consiste no estudo e na difusão da Biologia e da Geologia.

Esta tarefa ficaria incompleta se não se ampliasse ao conjunto da Península Ibérica. Por essa razão, e para fortalecer laços com os nossos colegas portugueses, a Sociedade celebrará a sua XXII reunião Bienal em colaboração com a Universidade de Coimbra, através dos seus departamentos de Ciências da Terra (DCT) e Ciências da Vida (DCV) e do Museu da Ciência (MC); durante os dias 6 a 9 de setembro de 2017.

O tema principal da reunião será “OS MAPAS DA NATUREZA” e este tentará conferir uma visão de conjunto de como a representação cartográfica ajudou - e também hoje é essencial - na formação de uma ideia cabal a respeito da Natureza.



Áreas temáticas

Poderão apresentar-se trabalhos relacionados com o tema principal “os mapas da Natureza” e com outras áreas temáticas tais como:

  • Botânica e Zoologia
  • Geologia geral e Paleontologia
  • Museologia das Ciências Naturais
  • Ensino das Ciências Naturais e das Ciências Ambientais nos ciclos Básico, Secundário e Licenciaturas
  • Historia das investigações em Ciências Naturais
  • Outros trabalhos relacionados com a Historia Natural


As comunicações poderão ser de tipo oral ou em póster. As comunicações orais terão uma duração máxima de 15 minutos, incluindo perguntas finais. Os pósteres deverão ajustar-se às dimensões máximas de um DIN A0 vertical.

Os participantes que desejem apresentar uma comunicação oral ou um póster, deverão remeter através do correio eletrónico da secretaria da RSEHN (rsehno@ucm.es), antes de 15 de maio de 2017, um resumo com a extensão máxima de uma página em formato Word, com espaçamento simples e letra Times New Roman 12, com margens de 3 cm. Nele deverão constar o título, o autor ou autores e a filiação institucional ou direção de contacto. Deverá ser indicada a área temática de preferência e o formato de apresentação (oral ou poster). Pelo menos um dos autores da comunicação terá que ter a quota de inscrição paga no momento da entrega do resumo. As comunicações e a publicação dos trabalhos poderão efetuar-se em castelhano, português ou inglês.



Publicação

As versões alargadas dos trabalhos aceites e defendidos durante o decorrer da reunião, serão publicadas, após avaliação externa pertinente, em qualquer uma das Secções do Boletim da RSEHN (Biologia, Geologia ou Aula, Museus e Coleções), e ajustar-se-ão às normas de publicação e citação estipuladas pelas revistas.



Excursões previstas

Quarta-Feira, 6 de setembro
Sábado, 9 de setembro
Júrassico e Cretácico da Região de Coimbra e Figueira-da-Foz
Paisagens naturais da Serra de Sicó e do Baixo Mondego
ComidaComida
Visita ao Jardim Botânico de Coimbra
Visita ao Campo Arqueológico de Coninbriga


.