XXII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra

Publication date: 04-11-2016 18:16

Feira dos Minerais - Poster

De 25 a 27 de novembro, decorre a XXII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra. Expositores nacionais e estrangeiros apresentam minerais de coleção, pedras preciosas, fósseis, material didático e objetos manufaturados de ourivesaria, conferindo aos visitantes a oportunidade de adquirirem ou simplesmente deleitarem-se com a observação de exemplares únicos.

Consulte aqui o programa completo de atividades.

Local: Colégio de Jesus, Largo Marquês de Pombal (em frente ao Museu da Ciência de Coimbra).

Horário da Feira: 10H00 às 20H00

VISITAS LIVRES À GALERIA DE MINERALOGIA E GEOLOGIA DO MUSEU DA CIÊNCIA

Oportunidade para apreciar os minerais expostos na Galeria José Bonifácio d´ Andrada e Silva e conhecer as aplicações quotidianas de alguns recursos minerais patentes na Sala Carlos Ribeiro.

25 e 26 de novembro: 10H30 às 12H30

27 de novembro: 10H30 às 12H30 e 15H30 às 17H30

Público-alvo: Público em geral.

Preço: Gratuito. Entrada livre sem inscrição prévia.

Local: Galeria de Mineralogia e Geologia do Museu da Ciência, localizada no 1º Andar do Colégio de Jesus.

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO LIVRO

“GEOLOGIA ECONÓMICA DOS METAIS BÁSICOS E DOS METAIS FERROSOS”

Autor: António José Nogueira Gomes de Moura – Professor no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Universidade do Porto.

Apresentação: Ana Margarida Ribeiro Neiva – Professora Catedrática Jubilada da Universidade de Coimbra e Elsa Maria Carvalho Gomes – Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.

25 de novembro: 14H30 às 15H30

Público-alvo: Público em geral.

Preço: Gratuito. Entrada livre sem inscrição prévia.

Local: Anfiteatro do Laboratório Chimico do Museu da Ciência.

CHÁ DAS TRÊS

Conferência: A dinâmica morfo-sedimentar da zona costeira e marinha, o canhão submarino e as ondas “gigantes” da Nazaré.

Orador: Pedro Manuel Rodrigues Roque Proença e Cunha - Professor Catedrático no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e Investigador no MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

26 de novembro: 15H00 às 16H00

Público-alvo: Professores do Ensino Básico e Secundário/Público em geral.

Preço: Gratuito. Entrada livre sujeita a inscrição prévia para receção do diploma de participação.

Inscrições prévias: de terça-feira a sábado para 239 240 879 | jose.cid@museudaciencia.org.

Prazo limite de inscrição: 25 de novembro às 17h00.

Local: Anfiteatro do Laboratório Chimico do Museu da Ciência.

SÁBADOS NO MUSEU

Atelier: “Escavando bem fundo”.

A Equipa Educativa do Museu da Ciência propõe uma tarde de sábado diferente, colocando um desafio aos participantes.

A Terra é antiquíssima e está em constante transformação. Como sabemos isto? Com a ajuda de pistas que vamos encontrando…

Os fósseis são algumas dessas pistas, mas para os encontrar os participantes vão ter de escavar… bem fundo.

26 de novembro: 15H00 às 16H30

Público-alvo: 5 aos 7 anos.

Preço: 4 euros

Inscrições prévias: de terça-feira a sábado para 239 240 879 | jose.cid@museudaciencia.org.

Prazo limite de inscrição: 25 de novembro às 17h00.

Organização:

DCTLogo