a carregar...

UC.PT

Departamento de Ciências da Vida

PROGRAMA DOUTORAL DE ANTROPOLOGIA


Coordenador do Curso

Prof. Doutor Fernando Florêncio (fjpf@ci.uc.pt)


Coordenador Erasmus

Prof. Doutor Fernando Florêncio (fjpf@ci.uc.pt)


Tipo de Doutoramento

O Doutoramento em Antropologia destina-se a promover trabalhos científicos de investigação avançada em diferentes áreas científicas (ver abaixo). É um Programa com parte letiva (60 ECTS) e uma Tese (120 ECTS). A parte letiva inclui a defesa do projeto de Tese. O/A aluno/a tem de estar inscrito na Tese um mínimo de dois anos antes de apresentar o trabalho para defesa.

A estrutura do curso (como publicada em Diário da República) está disponível para consulta aqui. Também pode ver um quadro-resumo aqui. O visionamento deste quadro não dispensa a consulta do Diário da República.

Candidatos
Poderão candidatar-se ao Doutoramento alunos com trabalho de investigação realizado ao nível do Mestrado em áreas afins ao Programa ou alunos com currículo relevante do ponto de vista de investigação científica nessas áreas, nos termos legalmente previstos.

Bolsas
O Programa não dispõe de Bolsas nem pode dar resposta a quaisquer questões financeiras, as quais deverão ser dirigidas aos Serviços Académicos. Potenciais Orientadores de Doutoramento poderão ter informações sobre bolsas.

Orientadores e Áreas de Intervenção
É importante o/a candidato/a realizar pesquisa prévia e certificar-se que este Doutoramento é o mais apropriado e poderá responder às suas expectativas.
A componente prática do Doutoramento em Antropologia é geralmente realizadas em colaboração com Centros de Investigação ou outras instituições (ex: Hospitais).
É necessário existir um Orientador de Doutoramento do DCV (Orientador Interno), podendo haver ainda um Orientador Externo de uma outra instituição (da UC, Nacional ou Estrangeira). O corpo docente do DCV relevante para este Programa Doutoral realiza investigação sobretudo no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e Centro de Ciências Forenses (CENCIFOR).

Apesar de bastante eclético, o Programa não cobre todas as áreas na Antropologia e a possibilidade de realizar trabalho com um determinado docente/grupo pode depender de muitos factores (disponibilidade de espaço, financiamento, etc.). O candidato deverá pesquisar junto do corpo docente do DCV para averiguar, previamente, a oferta/disponibilidade na área que pretende desenvolver em Doutoramento. A entrada no Programa não garante, por si só, que o/a aluno/a possa desenvolver um dado trabalho.

Candidaturas
As candidaturas são realizadas aqui.
É necessário preparar o Currículo, cartas de recomendação e de motivação e eventualmente outra documentação, caso o candidato tenha obtido graus prévios relevantes fora da UC. Essa informação está disponível no site. O/A aluno/a deverá incluir na documentação os contactos previamente realizados com docentes do DCV, se relevante.

Os prazos de candidatura podem ser encontrados aqui.

Áreas de Especialização
Antropologia Biológica

Antropologia Forense

Antropologia Social e Cultural

Normas para as Provas

Ver aqui

Mais informações