a carregar...

UC.PT

Departamento de Ciências da Vida

PROGRAMA DOUTORAL DE ARQUITETURA PAISAGISTA E ECOLOGIA URBANA


Coordenadora do Curso

Alexandre Tavares (atavares@ci.uc.pt)


Coordenadores Departamentais



Tipo de Doutoramento
O Programa de Doutoramento em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana (PDAPEU/Programa Link) pretende contribuir para o estado actual da discussão da teoria e métodos em Arquitectura Paisagista, aprofundando áreas estratégicas como o projecto em arquitectura paisagista, o planeamento e a ecologia urbana, a estética da paisagem, a psicologia e sociologia ambiental, e outras matérias que constituem domínios do saber em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana. Implica, por isso, o desenvolvimento de capacidades de relacionamento e discussão multidisciplinar entre arte (desenho, projecto e crítica) e ciência (processos biológicos, planeamento e gestão). A longo prazo, o resultado deste Programa Doutoral irá permitir a participação profissional de técnicos preparados para a investigação e o apoio à decisão e, consequentemente, para uma defesa efectiva da qualidade da paisagem.

Seguindo modelos adoptados no resto da Europa e Estados Unidos, a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto criaram conjuntamente este programa doutoral, em conformidade com as indicações de Bolonha. Estas oferecem, desde 2009, o Programa Link com 180 ECTS, dos quais 60 em unidades curriculares ministradas por professores especialistas nacionais e estrangeiros.

Candidatos
Podem candidatar-se ao PDAPEU:
•    Os detentores do grau de Licenciatura em Arquitetura Paisagista, Arquitetura, Engenharia do Ambiente, Geografia, Ciências Agrárias e Biologia e áreas afins obtido anteriormente à implementação do Processo de Bolonha.
•    Os detentores de graus de Mestre (segundo ciclo do ensino superior) em Arquitetura Paisagista, Arquitetura, Geografia, Ciências Agrárias, Planeamento Regional e Urbano, Engenharia do Ambiente e Biologia e áreas afins obtido após a implementação do Processo de Bolonha.
•    Os titulares de habilitação nacional ou estrangeira considerada, nos termos legais, como equivalente.

Podem também candidatar-se ao PDAPEU os detentores de um currículo científico, académico e profissional que ateste capacidade para habilitação ao grau de doutor, cabendo ao órgão da Universidade de acolhimento, anualmente identificada, a decisão sobre esta apreciação curricular, ouvida a Comissão Coordenadora do PDAPEU.

Sempre que a Comissão Coordenadora do PDAPEU considere necessário, poderá recomendar aos candidatos, como complemento da sua formação de base, a frequência ou aprovação de uma ou mais unidades curriculares, além das que integram a parte curricular do PDAPEU.


Critérios de Seleção e Seriação
Os critérios de seleção, de seriação e os fatores de ponderação são os seguintes:
•    Curriculum vitae e portfólio: Académico/Científico (25%) + Profissional (25%)
•    Carta de motivação: (10%)
•    Cartas de referência: (10%)
•    Entrevista: (30%)
Qualquer dos critérios pode ser motivo de exclusão do candidato.

Inscrição
O candidato admitido à inscrição no Programa Doutoral, cuja ordem de seriação esteja dentro do numerus clausus definido para o curso, deverá fazer a sua inscrição na Secção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências dentro das datas estipuladas
São necessários os seguintes documentos:
•    Fotografia a cores, tipo-passe;
•    Boletim de Vacinas atualizado;

Plano de Estudos
Ver aqui.

Bolsas
O Programa não dispõe de Bolsas próprias nem pode dar resposta a quaisquer questões financeiras, as quais deverão ser dirigidas aos Serviços Académicos. Potenciais Orientadores de Doutoramento poderão ter informações sobre bolsas.

Candidaturas
As candidaturas são realizadas online aqui.
É necessário preparar Currículo, cartas de recomendação e motivação e eventualmente outra documentação caso o candidato tenha obtido graus prévios relevantes fora da UC. Essa informação está disponível no site. É importante um aluno incluir na documentação pedida contactos já realizados com docentes do DCV, se relevante.
Os prazos de candidatura podem ser encontrados aqui.

Mais informações