Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

                                             LICENCIATURA EM BIOQUÍMICA

A Licenciatura em Bioquímica promove uma formação de banda larga, assente em conhecimentos sólidos de Química, Física, Matemática e Biologia e direcionada para o estudo dos processos que traduzem a lógica molecular da vida. São privilegiadas as competências cognitivas, científicas e laboratoriais que permitam ao estudante prosseguir estudos de especialização em Ciências da Vida e Biomedicina, com vista ao desenvolvimento de carreiras na investigação científica, na educação e em empresas / instituições das áreas biotecnológica, agroalimentar, agropecuária, farmacêutica, ambiente, equipamento médico, diagnóstico e análises, entre outras. A Licenciatura oferece uma unidade curricular (Projeto), cujo trabalho laboratorial é realizado num centro de investigação, numa unidade hospitalar ou numa empresa.
The Biochemistry Degree requires a strong background in chemistry, physics, mathematics and biology, thus providing a broadband approach to the study of life at the molecular level. It fosters the development of critical cognitive, scientific and laboratory skills that are required for further studies in Life Sciences and Biomedicine. Future biochemists are expected to develop careers in research and education, as well as in such diverse areas as biotechnology, food industry, pharmaceutics, environment, medical equipment, diagnosis and clinical chemistry.
Nome do curso Licenciatura em Bioquímica
Tipo 1º ciclo
Classificação atribuída Licenciatura
Coordenação do cursoProfª. Doutora Rosa Santos
rmsantos@ci.uc.pt
Objectivos A bioquímica tem como principal objectivo a descrição da estrutura, organização e funcionamento da matéria viva em termos moleculares. O seu campo de acção pode ser dividido em três áreas principais: estudo do metabolismo (reacções químicas que ocorrem na matéria viva), a química estrutural dos componentes da matéria viva (a relação da função biológica com a matéria viva), a genética molecular (estudo das substâncias, processos de armazenamento e transferências de informação biológica. Fazem parte dos seus objectivos ainda os seguintes aspectos: - Fornecer conhecimentos essenciais de Matemática, Química, Física e Biologia como preparação para uma área interdisciplinar, a Bioquímica, vocacionada para a descoberta dos princípios básicos que constituem a lógica molecular da vida. - Fornecer conhecimentos essenciais que permitam a pesquisa, a compreensão e o estabelecimento de conexões/correlações entre estruturas moleculares, mecanismos bioquímicos e fenómenos biológicos, com vista ao desenvolvimento de competências no âmbito da previsão e solução de problemas com impacto a nível ambiental e da saúde pública. - Fornecer uma sólida formação científica, teórica e laboratorial, que permita ao aluno iniciar uma actividade profissional em áreas tão distintas como a Investigação, a Educação, a Saúde (Analítico/Laboratorial) a Indústria (Alimentar, Farmacêutica, Biotecnológica) e a Divulgação de Informação Científica, quer a nível nacional quer a nível internacional. - Promover uma formação inicial de banda larga e integrada em Bioquímica que permita ao aluno prosseguir a sua formação avançada em diversas áreas de especialização dentro do espaço de Ensino Europeu.
Plano de Estudos

Licenciatura e Licenciatura com Menor

Versão publicada no Diário da República

Duração 6 semestres
ECTS 180
Saídas Profissionais Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos fundamentais para que possa prosseguir quer carreiras de pós-graduação científica (Mestrado e Doutoramento), quer carreiras no ensino, quer ainda carreiras em actividades produtivas, tais como Laboratórios de Controlo de Qualidade, Laboratórios de Análises Clínicas e Diagnóstico, Indústria Farmacêutica e Alimentar, Biotecnologia, Toxicologia, Controlo Ambiental e Tecnologia dos Meios de Diagnóstico, entre outras
Numerus clausus 55
Provas específicas de ingresso Ensino secundário e duas das seguintes provas: Biologia e Geologia (02); Física e Química (07); Matemática (16)
Mais informação
Website da FCTUC