a carregar...

UC.PT

Departamento de Ciências da Vida

Nome do curso Licenciatura em Bioquímica
Tipo 1º ciclo
Classificação atribuída Licenciatura
Coordenação do cursoProf. Doutor Luis Martinho do Rosário
lrosario@ci.uc.pt
Objectivos A bioquímica tem como principal objectivo a descrição da estrutura, organização e funcionamento da matéria viva em termos moleculares. O seu campo de acção pode ser dividido em três áreas principais: estudo do metabolismo (reacções químicas que ocorrem na matéria viva), a química estrutural dos componentes da matéria viva (a relação da função biológica com a matéria viva), a genética molecular (estudo das substâncias, processos de armazenamento e transferências de informação biológica. Fazem parte dos seus objectivos ainda os seguintes aspectos: - Fornecer conhecimentos essenciais de Matemática, Química, Física e Biologia como preparação para uma área interdisciplinar, a Bioquímica, vocacionada para a descoberta dos princípios básicos que constituem a lógica molecular da vida. - Fornecer conhecimentos essenciais que permitam a pesquisa, a compreensão e o estabelecimento de conexões/correlações entre estruturas moleculares, mecanismos bioquímicos e fenómenos biológicos, com vista ao desenvolvimento de competências no âmbito da previsão e solução de problemas com impacto a nível ambiental e da saúde pública. - Fornecer uma sólida formação científica, teórica e laboratorial, que permita ao aluno iniciar uma actividade profissional em áreas tão distintas como a Investigação, a Educação, a Saúde (Analítico/Laboratorial) a Indústria (Alimentar, Farmacêutica, Biotecnológica) e a Divulgação de Informação Científica, quer a nível nacional quer a nível internacional. - Promover uma formação inicial de banda larga e integrada em Bioquímica que permita ao aluno prosseguir a sua formação avançada em diversas áreas de especialização dentro do espaço de Ensino Europeu.
Plano de Estudos

Licenciatura e Licenciatura com Menor

Versão publicada no Diário da República

Duração 6 semestres
ECTS 180
Saídas Profissionais Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos fundamentais para que possa prosseguir quer carreiras de pós-graduação científica (Mestrado e Doutoramento), quer carreiras no ensino, quer ainda carreiras em actividades produtivas, tais como Laboratórios de Controlo de Qualidade, Laboratórios de Análises Clínicas e Diagnóstico, Indústria Farmacêutica e Alimentar, Biotecnologia, Toxicologia, Controlo Ambiental e Tecnologia dos Meios de Diagnóstico, entre outras
Numerus clausus 55
Provas específicas de ingresso Ensino secundário e duas das seguintes provas: Biologia e Geologia (02); Física e Química (07); Matemática (16)