a carregar...

UC.PT

Departamento de Ciências da Vida

Nome do curso Mestrado em Antropologia Médica e Saúde Pública
Tipo 2º ciclo
Classificação atribuída Mestrado
Coordenação do cursoProfª Doutora Cristina Padez
cpadez@ci.uc.pt
Objectivos A Antropologia Médica propõe-se interrogar criticamente a saúde e a doença nas suas dimensões biológica, cultural, social, política e ecológica. Para tal, são articulados domínios que vão desde a construção dos objectos de conhecimento biomédico até aos diversos sistemas de racionalidade em que se apoiam as inteligibilidades e atribuições de sentido locais da doença, passando pela sua ecologia e problemas de adaptação numa perspectiva evolutiva. Destacam-se tópicos de discussão que se prendem com o conhecimento psiquiátrico e seu significado histórico e cultural, com a epidemiologia da doença e seu significado global, com as biotecnologias e seus significados públicos e políticos, ou com a nutrição nas suas vertentes evolutiva e ecológica.
Plano de Estudos

Quadro das unidades curriculares

Versão publicada no Diário da República

Duração 4 semestres
ECTS120:
i) 60 ECTS correspondente a um curso de especialização constituído por nove unidades curriculares semestrais (distribuídas por dois semestres lectivos);
ii) 60 ECTS correspondentes a um trabalho de dissertação original e especialmente realizado para este fim.
Numerus clausus 
Condições de ingresso Podem candidatar-se ao ingresso no Mestrado em Antropologia Médica os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em: Antropologia, Biologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Sociologia, Enfermagem, Técnicos Superiores de Saúde. Podem também candidatar-se os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em qualquer outra área das Ciências Humanas e Naturais, os titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado numa das áreas referidas nas alíneas anteriores pela Comissão Científica do Departamento de Antropologia.