Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

O Mestrado em Biologia pretende ser uma alternativa a outras propostas de formação de segundo ciclo em Biologia, não espartilhado, mas focando atividades transversais com uma perspetiva integradora que nos parecem fundamentais na Biologia Contemporânea e que estão ausentes em muitos Mestrados de Especialização. Para esse efeito inclui-se uma componente prática com ligação à investigação científica avançada ao Bioempreendedorismo, e a integração adicional de outras atividades de natureza económico-social. Para além de tentar diversificar a formação, a filosofia será a de tentar envolver também postdocs e jovens investigadores no ensino. A formação será completada no 2º ano com uma Unidade Curricular de Projeto a realizar numa das diferentes entidades que colaboram na docência do Mestrado, ou instituições semelhantes.
The Master in Biology aims to be an alternative to other proposals for training second cycle in Biology, not corseted, but focusing on cross-cutting activities with an integrative perspective that is essential in Contemporary Biology, and which is absent in many Masters. For this purpose it includes a practical component connecting the advanced scientific research to Bioentrepreneurship, and further integration of other socio-economic activities where Biology may have an important role. Besides trying to diversify the training, the philosophy of the course is also to involve postdocs and young researchers in teaching. The training will be completed in the 2nd year with a Project to be held in one of the different entities that collaborate in the Master's teaching, or similar institutions.
  
Nome do curso Mestrado em Biologia
Tipo 2º ciclo
Classificação atribuída Mestre
Coordenação do curso Profª Doutora Isabel Luci
luci@zoo.uc.pt
Objectivos O plano de estudos reflecte a importância das áreas da Biologia nas quais os Departamentos responsáveis têm concentrado a sua investigação nos últimos anos, em colaboração com outros Departamentos da mesma Universidade ou de outras Instituições nacionais e estrangeiras. Reflecte também exigências actuais em termos de mercado de trabalho (avaliação de qualidade ambiental e biomonitorização, protecção e melhoramento vegetal, biodiversidade e gestão ambiental, toxicologia). Pretende-se pois, formar profissionais altamente qualificados para o exercício da função de biólogo que; de acordo com a estrutura curricular proposta; terão uma procura crescente nos próximos anos; complementar os cursos especializados de Mestrado actualmente existentes na FCTUC; na área da Biologia; mais vocacionados para a continuidade da formação pós-graduada e obtenção de um doutoramento; com um curso de carácter mais generalista e vocacionado essencialmente para o mercado de trabalho que forneça aos alunos as competências adequadas ao exercício de uma actividade profissional.
Plano de Estudos

Quadro das unidades curriculares

Versão publicada no Diário da República

Duração 4 semestres
ECTS120
Saídas Profissionais O estágio profissional poderá ser realizado numa das diferentes instituições com as quais a FCTUC tem mantido ao longo dos anos uma estreita colaboração; como sejam os Hospitais da Universidade de Coimbra; O ICN; as Direcções Regionais de Agricultura; as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e diferentes empresas que exercem a sua actividade no domínio das ciências da vida onde os alunos poderão encontrar saídas profissionais.
Numerus claususNão há Numerus clausus para os alunos que terminam a licenciatura em Biologia. Há 20 vagas para quem ingressa por concurso.
Condições de ingresso

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado, pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Mais informação
Website da FCTUC