a carregar...

UC.PT

Departamento de Ciências da Vida

Nome do curso Mestrado em Biologia
Tipo 2º ciclo
Classificação atribuída Mestrado
Coordenação do curso Profª Doutora Isabel Luci
luci@zoo.uc.pt
Objectivos O plano de estudos reflecte a importância das áreas da Biologia nas quais os Departamentos responsáveis têm concentrado a sua investigação nos últimos anos, em colaboração com outros Departamentos da mesma Universidade ou de outras Instituições nacionais e estrangeiras. Reflecte também exigências actuais em termos de mercado de trabalho (avaliação de qualidade ambiental e biomonitorização, protecção e melhoramento vegetal, biodiversidade e gestão ambiental, toxicologia). Pretende-se pois, formar profissionais altamente qualificados para o exercício da função de biólogo que; de acordo com a estrutura curricular proposta; terão uma procura crescente nos próximos anos; complementar os cursos especializados de Mestrado actualmente existentes na FCTUC; na área da Biologia; mais vocacionados para a continuidade da formação pós-graduada e obtenção de um doutoramento; com um curso de carácter mais generalista e vocacionado essencialmente para o mercado de trabalho que forneça aos alunos as competências adequadas ao exercício de uma actividade profissional.
Plano de Estudos

Quadro das unidades curriculares

Versão publicada no Diário da República

Duração 4 semestres
ECTS120
Saídas Profissionais O estágio profissional poderá ser realizado numa das diferentes instituições com as quais a FCTUC tem mantido ao longo dos anos uma estreita colaboração; como sejam os Hospitais da Universidade de Coimbra; O ICN; as Direcções Regionais de Agricultura; as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e diferentes empresas que exercem a sua actividade no domínio das ciências da vida onde os alunos poderão encontrar saídas profissionais.
Numerus claususNão há Numerus clausus para os alunos que terminam a licenciatura em Biologia. Há 20 vagas para quem ingressa por concurso.
Condições de ingresso

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado, pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.