a carregar...

UC.PT

Departamento de Ciências da Vida

O Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal contempla o estudo da diversidade biológica, desde a variabilidade genética até à variedade de espécies de plantas e fungos e sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas, assim como a compreensão das metodologias que permitam modificar as plantas e fungos para a obtenção de produtos ou processos para usos específicos. Estas áreas vêm assumindo uma importância crescente em termos científicos e societais, sendo fundamentais na tomada de decisão pelos agentes governamentais e organizações internacionais.

.

Nome do curso Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal
Tipo 2º ciclo
Classificação atribuída Mestrado
Coordenação do curso Prof. Doutor João Loureiro jloureiro@bot.uc.pt
Objectivos No final do curso os alunos terão desenvolvido competências relacionadas com os métodos utilizados na clonagem de plantas, na transformação genética e no melhoramento vegetal. Os alunos ficarão familiarizados com conceitos gerais sobre biodiversidade bem como com os diferentes tipos de ferramentas a utilizar em estudos de monitorização da biodiversidade. As implicações da biotecnologia em termos sociais, económicos e ambientais serão discutidas e interacção entre a aplicação de técnicas de biotecnologia e os seus impactos em termos de biodiversidade discutida. Os estudantes terão a oportunidade de analisar as possibilidades da investigação para a solução de problemas nas áreas da biotecnologia e da biodiversidade. Os alunos serão ensinados e estimulados a desenvolver uma investigação autónoma no âmbito dos temas deste mestrado.
Plano de Estudos

Quadro das unidades curriculares

Versão publicada no Diário da República

Duração  4 semestres
ECTS 120
Saídas Profissionais Empresas na área da biotecnologia e biorremediação, parques e reservas naturais, empresas de consultadoria na área ambiental, indústria do papel, universidades e instituições do ensino superior, centros de investigação, câmaras municipais, viveiros de plantas.
Numerus clausus 20
Condições de ingresso Licenciatura em Biologia ou em áreas afins (Ambiente, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Agrárias, Ciências Florestais) em formato Bolonha ou pré-Bolonha ou Bacharelato equivalente a 180 ECTSs. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia podem também candidatar-se.
Mais informação Website da FCTUC