Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

                     MESTRADO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

O Mestrado em Biologia Celular e Molecular visa equipar os alunos com a uma formação científica e técnica multidisciplinar, que permita a compreensão ao nível molecular, celular e de sistemas de áreas de forte desenvolvimento atual da Biologia e da Biomedicina. O programa envolve a colaboração de especialistas nacionais e estrangeiros nas várias áreas, e é dirigido aos interessados numa carreira científica ou técnica superior, particularmente em Neurociências (especialização em Neurobiologia), Toxicologia, Envelhecimento, Oncobiologia, Reprodução e Fertilidade, e Biomedicina Regenerativa.

The Master degree in Cellular and Molecular Biology aims at equipping students with a multidisciplinary scientific and technical background suitable to understand emerging questions in Biology and Biomedicine at the molecular, cellular and systems levels. The program counts with the collaboration of international experts, and will benefit those interested in pursuing postgraduate studies or a career within this area, in particular in the fields of Neuroscience (specialization in Neurobiology), Toxicology, Aging, Oncobiology, Reproduction and Fertility, and Regenerative Biomedicine.

Nome do curso Mestrado em Biologia Celular e Molecular
Tipo 2º ciclo
Classificação atribuída Mestre
Coordenação do cursoProfª Doutora Ana Luisa Carvalho
alc@cnc.uc.pt
Objectivos O Mestrado em Biologia Celular e Molecular dá formação científica e técnica, multidisciplinar, a nível avançado, em áreas de forte desenvolvimento actual da Biologia Celular e Molecular, essenciais para a compreensão do funcionamento dos seres vivos, dos problemas de saúde, e das técnicas modernas de diagnóstico e tratamento, particularmente em Neurociências, Toxicologia, Biologia da Reprodução e Genética Clínica. O plano de estudos inclui disciplinas das Ciências Exactas que têm sido fundamentais para o avanço do conhecimento em Biologia e Biomedicina.
Plano de Estudos

Quadro das unidades curriculares

Versão publicada no Diário da República

Duração 4 semestres
ECTS120





Saídas Profissionais



O Mestrado em Biologia Celular e Molecular é um mestrado de especialização avançada, que fornece os conhecimentos e as competências científicas e técnicas necessárias a profissionais qualificados para trabalhar em Investigação Básica e Aplicada, nas áreas da Vida e da Saúde, em instituições académicas e na indústria. A maior parte dos alunos prossegue para estudos de Doutoramento.
Numerus clausus30
Condições de ingresso 1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Biologia Celular e Molecular:
a) Titulares de uma licenciatura (180 ECTS) na área das Ciências da Vida (Biologia, Bioquímica, Ciências Biomédicas, Farmácia), com a classificação final mínima de 14 (em 20). Os candidatos com classificação inferior são elegíveis se tiverem experiência técnica ou de investigação adicional (estágio não curricular, programa Erasmus). Podem ser considerados graus noutras áreas desde que o candidato prove o seu interesse pelas Ciências da Vida a nível celular e molecular;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Os titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado numa das áreas referidas nas alíneas anteriores pelo Conselho Científico da FCTUC e ainda;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Mais informação
Website da FCTUC