a carregar...

UC.PT

Departamento de Ciências da Vida

Nome do curso Mestrado em Bioquímica
Tipo 2º ciclo
Classificação atribuída Mestrado
Coordenação do curso

Profª. Doutora Paula Veríssimo

pverissimo@bioq.uc.pt

Objectivos O Mestrado em Bioquímica da FCTUC tem como objectivo essencial promover uma formação avançada, científica e tecnológica em áreas de forte desenvolvimento actual da Bioquímica. O programa visa formar Mestres com dois perfis principais: um direccionado para a investigação científica e para a continuação da formação num terceiro ciclo na área das Biociências e outro mais vocacionado para a integração no mercado de trabalho em áreas tão distintas a Educação, a Saúde (Analítico/Laboratorial) as Ciências Forenses, a Indústria (Alimentar, Farmacêutica, Biotecnológica) e o Ambiente.
Plano de Estudos

Quadro das unidades curriculares

Versão publicada no Diário da República

Duração 4 semestres
ECTS120
Saídas Profissionais O mestrado em Bioquímica confere formação científica, técnica e laboratorial permitindo aos alunos a integração no mercado de trabalho em áreas tão distintas como a Educação, a Saúde (Analítico/Laboratorial) as Ciências Forenses, a Indústria (Alimentar, Farmacêutica, Biotecnológica) e o Ambiente.
Numerus clausus20
Condições de ingresso a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em: Bioquímica, Biologia, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia e licenciaturas afins. Engenharia Química, Engenharia do Ambiente.
b) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em outras áreas da Engenharia e das Ciências Exactas e Naturais.
c) Os titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado numa das áreas referidas nas alíneas anteriores pela Comissão Científica do Departamento de Ciências da Vida.
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando a capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Departamento de Ciências da Vida. Critérios de selecção dos candidatos: O Mestrado em Bioquímica é um mestrado de continuidade para os alunos Licenciados em Bioquímica pelo Departamento de Ciências da Vida da FCTUC pelo plano de Bolonha. Neste caso, o ingresso é automático. Os alunos com formação anterior obtida na FCTUC ou em outros estabelecimentos de ensino superior estarão sujeitos a um processo de candidatura, tendo em atenção os critérios definidos pela FCTUC.
Calendário Provisório  2014/2015Calendário