a carregar...

UC.PT

Destaques

LIÇÃO LAGINHA SERAFIM | março 2017

Publication date: 14-03-2017 17:05

Eng. José Machado do Vale

licao_laginha_serafim1

A Lição Laginha Serafim 2017 decorreu no passado dia 28 de março integrada nas Conferências do DEC@2017 e foi proferida pelo Engenheiro José Machado do Vale. A relevância e o interesse do tema abordado “A ampliação do Canal do Panamá – A obra do século XXI” trouxe ao DEC, colaboradores, simpatizantes, ex e atuais alunos e docentes do DEC, esgotando a capacidade do Anfiteatro Lajinha Serafim.

A Sessão de Abertura das Conferências do DEC@2017 contou com a presença do Prof. João Fernandes, Sub-diretor da FCTUC, do Prof. Álvaro Seco, Diretor do DEC, do Eng. Silva Afonso Presidente da Ordem dos Engenheiros (OE) – Região Centro e os alunos Daniel Azenha Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) e Claudio Melanda, Presidente do Núcleo de Eng. Civil (NEEC).

O Claudio Melanda foi o primeiro a intervir, enfatizando a importância deste evento para toda a comunidade educativa, o que permitiu retomar a organização destas conferências após um ano de interrupção.

Por sua vez o Daniel Azenha em representação da AAC referiu que o tema das Conferências “A Nova Engenharia Civil”, que se iniciaram com a Lição Laginha Serafim, é bastante oportuno face à realidade da empregabilidade no setor. Com esta iniciativa, o NEEC mostrou estar na linha da frente, sendo um exemplo de iniciativa, dinamismo e empenho, referindo mesmo que “Vencedor não é o que vence, mas é aquele que não para de lutar!”.

Por sua vez o Engº. Silva Afonso centrou o seu discurso na relação entre a OE e a Universidade, e em particular na sua ligação ao DEC, onde foi docente durante vários anos. Defendeu que a OE, que está a jusante da Universidade, deve estar intrinsecamente interligada com as instituições de ensino. É importante apostar na aprendizagem contínua, desígnio que a OE deve seguir em conjunto com a Universidade. Nessa linha de ação, a OE apoia fortemente esta iniciativa de formação contínua e estratégica em parceria estreita com o DEC.

O Prof. Álvaro Seco sublinhou o apoio que o DEC tem dado, desde sempre, às Conferências do DEC@ onde se procura garantir um conjunto de palestras que cobrem uma variedade de temas relevantes, apresentados por colegas especialistas. Relembrou a génese da Lição Lajinha Serafim, evento que procura homenagear o Professor Laginha Serafim o qual conjuntamente com o Prof Vitor Graveto, foi um dos grandes responsáveis pelo bem-sucedido lançamento do Departamento de Engenharia Civil na UC, no ano de 1973. Realçou que o evento procura permitir que os atuais docentes e alunos dos vários cursos, de todos os ciclos de ensino, desde a licenciatura ao doutoramento, conheçam e beneficiem da experiência de alguns dos mais ilustres ex-docentes e ex-alunos do DEC, dos últimos quase 50 anos.

Já o Professor João Fernandes felicitou o DEC e o NEEC por esta iniciativa, que a FCTUC não pode deixar de apoiar. Congratula-se com os convites para os atuais e antigos docentes, que reflete o orgulho e reconhecimento do seu valor.

A sessão prosseguiu com a Lição Laginha Serafim. O Engenheiro Machado Vale começou por fazer uma breve apresentação da história do canal antigo, uma obra do Século XIX, bem como das maiores dificuldades que enfrentava nos últimos tempos, que essencialmente resultavam do elevado número de navios e da grande demora na travessia. Estas dificuldades conduziram à necessidade da abertura de um novo canal. O estudo do fluxo da água foi feito através de métodos numéricos, bem como de um modelo físico a escala reduzida, construído na Holanda. Após cerca de 6 anos de construção, o novo canal foi finalmente inaugurado em junho de 2016. O palestrante descreveu os aspetos técnicos mais relevantes para este tipo de obra, sempre de modo bastante interessante e esclarecedor. Considera esta obra como sendo atualmente “A OBRA DO SÉCULO XXI” por toda a sua grandiosidade e especificidade.

licao_laginha_serafim2 licao_laginha_serafim3