a carregar...

UC.PT

Destaques

UNIVERSIDADE de VERÃO 2016

Publication date: 21-01-2016 11:35

  

ÁREAS DO SABER DE ENGENHARIA CIVIL e ENGENHARIA DO AMBIENTE

O DEC esteve presente, uma vez mais, na edição deste ano 2016 da Universidade de Verão através das Áreas do Saber de Engenharia Civil e do Ambiente.

A data de realização do evento foi de 17 a 22 de Julho de 2016.

Este ano voltámos a contar com a colaboração de diversos docentes dos cursos de engenharia civil e engenharia do ambiente que prepararam e agilizaram um conjunto de atividades destinadas a todos aqueles que escolheram o DEC para passar uma semana durante as suas férias letivas.

Através deste link poderão encontrar algumas imagens das atividades levadas a cabo.

UNIVERSIDADE de VERÃO 2015

Aqui ficam algumas imagens da edição de 2015:

19/7/15
20/7/15
21/7/15
UV foto 5

Entre 19 e 24 de julho, o DEC acolheu mais uma vez jovens estudantes do ensino secundário, integrados nas atividades da Universidade de Verão de 2015 na Universidade de Coimbra.

As atividades organizadas com a colaboração dos núcleos de estudantes do DEC, NEEC e NEEA, têm como objetivo clarificar o papel do engenheiro civil e do engenheiro do ambiente na sociedade e na melhoria da qualidade de vida e da segurança das populações, procurando responder de forma eficiente e sustentável às exigências do mundo atual e dos desafios colocados pelas alterações climáticas e, pela cada vez maior, exposição da sociedade aos riscos naturais e de origem humana. Para tal, os jovens são desafiados a desempenhar tarefas típicas dos profissionais nesta área e que permitem evidenciar o vasto domínio de atuação associado a estas duas formações de base.

A Universidade de Verão, sob a coordenação geral do Prof. Paulo Coelho, contou ainda com a colaboração de diversos professores e investigadores do DEC em representação das diferentes áreas de especialização, envolvidos em atividades distintas e que passaram por desafios envolvendo a resolução de questões práticas com apoio laboratorial, sessões de conceção e construção de pontes e treliças, trabalhos de campo, assim como visitas guiadas por especialistas a locais de interesse. De entre as atividades externas destacam-se, entre outras, as visitas ao Laboratório de Investigação Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico ITeCons e à Zona da Alta de Coimbra, classificada como Património Mundial da Humanidade pela Unesco, assim como trabalhos de campo para caraterização do tráfego numa zona crítica da cidade, para apoio à definição de soluções de gestão de tráfego rodoviário, sem esquecer as visitas à ETA da Boavista das Águas do Centro Litoral e ao Centro Integrado de Tratamento e Valorização de RSU de Coimbra da ERSUC.

UV foto 1 UV foto 2 UV foto 3

Entre as várias técnicas expostas, os participantes são sensibilizados para a necessidade de, em engenharia, se ter sempre presente soluções ótimas em termos de relação custo/benefício, privilegiando a seleção de materiais locais e soluções finais que assegurem o melhor resultado ao mais baixo custo, sem nunca esquecer a sustentabilidade ambiental que evite o progresso de hoje à custa das gerações futuras. Em paralelo decorreram ainda atividades de convívio e que envolveram conjuntamente os diversos alunos da Universidade de Verão da UC, embebidos no espirito académico incomparável de um estudante da Universidade de Coimbra!

No final, o DEC está certo de ter contribuído para a formação ética, humana, intelectual e ambiental dos participantes, que terão agora certamente melhores condições para analisar e resolver problemas…. como qualquer engenheiro competente, como aqueles que o DEC forma há 40 anos!