a carregar...

UC.PT

OUTRAS NOTÍCIAS

“O FUTURO DA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL – DESAFIOS E OPORTUNIDADES”

Publication date: 01-06-2017 17:25

MIT - PORTUGAL

O futuro da indústria automóvel e da mobilidade esteve em destaque na Mesa Redonda promovida pelo Programa MIT Portugal (MPP), no passado dia 15 de Maio, em Coimbra.

A Mesa Redonda juntou decisores de grandes grupos empresariais como Brisa, BMW e Uber, entre outros, líderes de startups, investigadores nacionais e internacionais e alunos dos vários programas doutorais no âmbito do MPP, de que se destacam os programas doutorais em Sistemas de Transportes e em Sistemas Sustentáveis de Energia, com elevada representação de alunos do Departamento de Engenharia Civil (DEC) e da FCTUC em geral.

O evento afirmou-se como uma plataforma privilegiada de partilha de conhecimento e debate entre academia e indústria, identificando objectivos e visões comuns, potenciando eventuais colaborações.

Bigotte_João

O debate abordou vários temas cruciais para o sector como a descarbonização – desde as tecnologias das baterias aos sistemas de carregamento – os veículos autónomos – analisando as tecnologias de “deep learning” e a mudança do valor associado ao tempo de viagem – o design futuro dos veículos – com incidência na personalização e customização dos cockpits dos veículos – as mudanças necessárias na infraestrutura – quer na rede viária quer na rede de comunicações – e os novos conceitos de mobilidade – com destaque para a partilha de veículos e para a mobilidade integrada como serviço.

A Mesa Redonda evidenciou a importância vital do sector para a economia portuguesa, identificou quais os pontos críticos que estão a desencadear a onda de profuda mudança que se regista hoje em dia nos transportes e mobilidade e debateu os principais desafios e oportunidades nos próximos 5-10 anos.

A organização do evento foi liderada pelo Professor João Fonseca Bigotte, do DEC, e teve lugar no Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra (UC).

No final do evento, foi efectuada uma visita ao Museu de Ciência da UC e houve ainda oportunidade para os participantes experienciarem a condução dos veículos eléctricos BMWi.