DEEC

Notícias DEEC

Aluno vence concurso europeu

Publication date: 29-07-2013 12:00

Desenvolvimento de chips complexos simplificado

Investigadores da UC exploram soluções que transformam programas em microchips eficientes.

Noticia Mircochips

Da esquerda para a direita:  Vítor Silva, João Andrade e Gabriel Falcão

Converter programas em circuitos (microchips)

No âmbito do seu trabalho de doutoramento na UC, João Andrade acaba de vencer o concurso europeu “ALTERA Europe-wide University Contest 2012-2013” na categoria de “Most commercially relevant use of an FPGA”.

Este trabalho permitiu demonstrar que, recorrendo a novas ferramentas desenvolvidas pela ALTERA, um dos dois principais fabricantes mundiais de chips reconfiguráveis – Field-Programmable Gate Arrays (ou FPGA na sigla original em inglês), é hoje possível desenvolver chips complexos num período de tempo mais curto. A nova tecnologia que conduziu à obtenção do prémio, permite desenvolver hardware utilizando uma abordagem próxima do desenvolvimento típico de software, daí resultando grandes vantagens, nomeadamente ao nível do aumento da flexibilidade de desenvolvimento, da adaptabilidade do sistema a novas funcionalidades e de teste e correção de erros, o que não era possível até aqui.

O prémio será entregue pela ALTERA em Setembro. Os contemplados nas outras duas categorias a concurso são alunos da Universidade de Creta, Grécia, e do Politécnico de Valência, Espanha, e venceram, respetivamente, nas categorias de “Most innovative application of FPGAs” e “Most impressive use of an FPGA”.

O trabalho de doutoramento de João Andrade é orientado pelos professores Vítor Silva e Gabriel Falcão, ambos docentes no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).