a carregar...

DEEC

Notícias DEEC

Marca de Qualidade EUR-ACE atribuída ao Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)

Publication date: 14-09-2017 11:57

A Ordem dos Engenheiros acaba de atribuir a Marca de Qualidade EUR-ACE ao Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

POLOII

A Universidade de Coimbra passa assim a integrar o grupo restrito de universidades nacionais com formação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores creditada de acordo com o Sistema EUR-ACE – um sistema que consiste num conjunto de requisitos que distinguem os cursos de Engenharia de alta qualidade na Europa e no resto do mundo (http://www.enaee.eu).  Para além dos requisitos educacionais, este sistema incorpora ainda as opiniões e perspetivas das principais partes interessadas no processo: estudantes, empregadores, instituições de ensino e associações de profissionais ou agências de acreditação.

Uma das grandes vantagens deste sistema de acreditação é  a valorização acrescida dos alunos e diplomados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores FCTUC perante o mercado de trabalho, tanto nacional, como internacional. Neste contexto, o elevado reconhecimento internacional do EUR-ACE é um elemento facilitador da mobilidade académica e profissional. Entre os benefícios para os estudantes e profissionais de engenharia destacam-se:

-a garantia de que o curso acreditado possui elevados níveis de qualidade europeus reconhecidos pelos empregadores europeus;

-a simplificação da candidatura a mestrados ou doutoramentos noutras instituições que igualmente tenham cursos acreditados pelo sistema;

-a garantia de que o curso vai de encontro aos requisitos pedagógicos para o acesso ao registo junt a garantia de que o curso vai de encontro aos requisitos educacionais para o acesso ao registo junto das associações que regulam a profissão (em Portugal, a Ordem dos Engenheiros);

- facilita a mobilidade no espaço europeu de acordo com a diretiva (Diretiva 2005/36/EC);

- simplifica o processo de obtenção do cartão de profissional de engenharia "ENGINEERing CARD" (http://www.feani.org/site/index.php?id=233), promovido pela FEANI (European Federation of National Engineering Associations) (http://www.feani.org), que automaticamente incluiu os cursos com o selo EUR-ACE® na sua lista de cursos.

-o acesso simplificado ao título de profissional de engenharia Europeu "EUR ING Title" (http://www.feani.org/site/index.php?id=261) atribuído pela a FEANI, por via do membro nacional (Ordem dos Engenheiros, em Portugal).

Em Portugal, a entidade emissora desta Marca de Qualidade às Instituições de Ensino Superior é a Ordem dos Engenheiros.

O selo EUR-ACE, atribuído ao Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com critérios reconhecidos a nível europeu, é válido por seis anos, o período mais longo concedido pela Ordem dos Engenheiros.