DEEC

Investigadores da Universidade de Coimbra vencem prémio ANACOM 2015

Publication date: 15-12-2015 17:11

Investigadores ANACOM 2015

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)  e do Instituto de Telecomunicações (IT) venceu o prémio ANACOM URSI 2015 com um trabalho sobre o grafeno. A ANACOM representa a Autoridade Nacional de Comunicações e tem por missão regular o sector das comunicações, incluindo as comunicações electrónicas e postais. O vencedor da edição de 2015 do prémio ANACOM-URSI foi David Emanuel Dias Fernandes, da Universidade de Coimbra–Instituto de Telecomunicações–, com o trabalho “Diffractionless Propagation of Electron Waves in Graphene Superlattices”, que teve como co-autores o investigador Manuel Rodrigues, e os professores Gabriel Falcão e Mário Silveirinha. Neste trabalho, os autores exploram um novo paradigma para controlar o transporte de electrões no grafeno –um material revolucionário com a espessura de um átomo– tal que, em contraste com o grafeno puro onde a propagação electrónica pode ocorrer em qualquer direcção,  o fluxo de electrões só é permitido segundo uma direcção preferencial do espaço, sendo o transporte electrónico noutras direcções proibido. Os autores demonstraram teoricamente, recorrendo a simulações numéricas, que mediante uma modificação das propriedades microscópicas do grafeno, é possível forçar os electrões a propagarem-se ao longo de uma direcção predefinida na superfície do grafeno, não podendo os electrões explorar caminhos alternativos. Este conceito pode permitir realizar novos nano-materiais com a espessura de um atómo com respostas electrónica e óptica fortemente direccionais, e conduzir a aplicações em novos dispositivos electrónicos ultracompactos. A pesquisa, iniciada em setembro de 2014, reúne dois grupos de investigação do Instituto de Telecomunicações, no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da UC – os grupos de antenas e propagação, e de arquitecturas de computação paralela – e é formada por David Fernandes, Manuel Rodrigues, Gabriel Falcão e Mário Silveirinha.

Assessoria de Imprensa - Universidade de Coimbra