a carregar...

DEEC

Início

Inserção Institucional

Génese/Autonomia

O Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) é uma das 14 Unidades de Ensino e Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Apesar de gozar de autonomia pedagógica e científica, o funcionamento do DEEC é condicionado pelas orientações gerais que nessa matéria são definidas pelos órgãos centrais da FCTUC e da Universidade de Coimbra.

O DEEC dispõe de órgãos de gestão próprios, mas a sua delegação de competências é limitada. O orçamento do DEEC é definido anualmente pelo Conselho Directivo da FCTUC, e o DEEC apenas intervém directamente na execução orçamental referente às despesas de funcionamento. A gestão financeira e orçamental globais são efectuadas pelos órgãos centrais da FCTUC.

Apesar disso, o DEEC pode estabelecer convénios, acordos e contratos de prestação de serviços com entidades públicas e privadas, bem como fazer parte de associações de natureza privada, com prévio conhecimento dos órgãos centrais da FCTUC destas actividades.

Missão

De acordo dom o seu Regulamento, cabe ao DEEC promover a aoquisição e difusão do conhecimento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e contribuir para o fortalecimento da cultura científica e modernização do sistema produtivo nacional.

No âmbito do domínio científico que lhe é próprio compete ao DEEC:

a) Assegurar a leccionação das disciplinas que façam parte dos planos de estudo de cursos ministrados na Universidade de Coimbra ou de outras Instituições do Ensino Superior, de acordo com as regras em vigor na FCTUC e na Universidade de Coimbra;

b) Assegurar a responsabilidade científica e as actividades lectivas dos cursos da FCTUC em que a maioria das disciplinas da especialidade seja ministrada no DEEC e manter actualizados os respectivos planos de estudo;

c) Propor a criação e apoiar o funcionamento de grupos e centros de investigação;

d) Promover a transferência de tecnologia bem como a prestação de serviços especializados.

e) Participar na coordenação de outros cursos da FCTUC cujas comissões pedagógicas incluam docentes do DEEC;

f) Propor, por si ou em colaboração com outras unidades orgânicas ou instituições que igualmente concorram para a sua leccionação, a criação de novos cursos de licenciatura, de especialização ou reciclagem, de mestrado ou de doutoramento e respectivos planos de estudos;

g) Propor a suspensão ou extinção dos cursos cuja criação tiver sido proposta, quer por sua iniciativa, quer em colaboração com outras unidades orgânicas ou instituições, bem como alterações dos respectivos planos de estudo;

(*) Nota editorial:

A informação contida nesta página baseia-se quase totalmente no texto com o mesmo título incluído no prospecto departamental do ano lectivo de 1996-1997, da autoria do Professor Doutor Carlos Artur Trindade de Sá Furtado, que descreve de forma magistral a génese e a evolução do Departamento de Engenharia Electrotécnica (hoje designado por Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores) até à sua instalação no Pólo II da Universidade de Coimbra, em Setembro de 1996.

Além de mínimas alterações actualizadoras, acrescentou-se a este texto uma breve referência aos eventos mais relevantes para o DEEC (antes designado por DEE) desde a sua mudança para o Pólo II da Universidade de Coimbra.

_identidade
_esquisso histórico
:: inserção institucional
_perspectivas de desenvolvimento