a carregar...

DEEC

Início

Perspectivas de Desenvolvimento

O desenvolvimento futuro do DEEC da FCTUC será inevitavelmente condicionado pela evolução tecnológica e pela globalização dos mercados, quer do emprego, quer dos produtos e serviços.

Actualização de Conhecimentos

A Engenharia Electrotécnica e de Computadores engloba uma enorme variedade de áreas científicas e tecnológicas, cada vez mais essenciais ao bem-estar da sociedade e ao desenvolvimento do País.

Estas áreas científicas e tecnológicas incluem, nomeadamente, os sistemas eléctricos de energia, os sistemas de automação, os sistemas electrónicos e de computadores, os materiais eléctricos e os sistemas de telecomunicações.

Em todos estes sectores tem-se verificado uma evolução tecnológica acentuada, o que se traduz na necessidade de preparar os futuros engenheiros dotando-os não apenas com a capacidade de dominar o presente estado do conhecimento, mas também de garantir-lhes uma formação sólida em áreas científicas de base - em particular de Matemática e Física - que lhes permita uma actualização progressiva de conhecimentos ao longo das suas carreiras profissionais.

Na última reforma curricular, que entrou em vigor no ano lectivo de 2006/07, procurou-se, para além da consolidação da preparação nas áreas científicas de base, a inclusão dos avanços tecnológicos mais recentes no domínio da Engenharia Electrotécnica e Informática. Dentro do espírito do Processo de Bolonha, assistiu-se  a uma mudança de paradigma nas metodologias de ensino, que são hoje mais orientadas para o desenvolvimento pessoal de competências, pesquisa e investigação, bem como para a aplicação prática dos conhecimentos.

Condições de Funcionamento

No ano lectivo de 1996-1997 o DEEC passou a funcionar no Pólo II, num novo edifício com 12.000 m2 dimensionado segundo os padrões das universidades estrangeiras de maior prestígio. Tem sido realizado desde então um investimento significativo na actualização de equipamentos de laboratório, procurando-se que todas as disciplinas de índole laboratorial funcionem com suporte experimental.

O corpo docente do DEEC é praticamente constituído apenas por professores doutorados, os quais desenvolvem, para além das suas tarefas docentes, actividades de I&D e de ligação ao tecido empresarial, o que se traduz positivamente no ensino ministrado e na oferta de um leque mais diversificado de disciplinas opcionais especializadas.

Internacionalização e Criatividade

O DEEC encontra-se ligado a unidades de investigação e associações para a inovação e desenvolvimento em ciência e tecnologia:

Os docentes do DEEC lideram e colaboram em projectos de I&D e de consultoria especializada, financiados pelo Sistema Científico e Tecnológico Nacional, por empresas nacionais e internacionais, por entidades públicas nacionais e pela Comunidade Europeia.

Estes projectos, que envolvem alunos finalistas e de pós-graduação, têm proporcionado excelentes oportunidades para a realização de trabalhos de nível avançado em contacto com as necessidades do mundo empresarial. A crescente internacionalização dos projectos de investigação e desenvolvimento que envolvem os nossos alunos aparece também como uma oportunidade estratégica para lhes proporcionar uma experiência potencialmente útil para a carreira futura.

Os nossos alunos têm tido igualmente um envolvimento crescente nos programas de mobilidade de estudantes da União Europeia (nomeadamente o Programa Erasmus). É gratificante verificar o excelente desempenho dos nossos alunos quando frequentam Universidades Europeias de prestígio, que se tem traduzido na obtenção de elevadas classificações. Igualmente animador tem sido o reconhecimento da qualidade da sua formação por parte das instituições onde os nossos alunos trabalham e estagiam.

A capacidade criativa dos nossos alunos, cujo talento tem sido reconhecido em diversos eventos, merece também ser salientada. A título de exemplos recentes:
- O aluno de Doutoramento do DEEC Luciano Oliveira e os docentes Urbano Nunes e Paulo Peixoto venceram em 2007 a “NiSIS - Nature-inpired Smart Information  Systems - Competition Award  Best accuracy model” sobre um conjunto de dados de imagens  da DaimlerChrysler com o trabalho "Scheme of Primate's Visual Cortex Cells for Pedestrian Recognition".
- Em 2008, a Associação Portuguesa de Controlo Automático (APCA) atribuiu o “Best APCA Student Paper Award” ao trabalho “Online stiffness estimation for compliant robotic manipulation” realizado pela aluna de Doutoramento do DEEC Fernanda Coutinho em co-autoria com o Prof. Rui Cortesão.
- Em 2008, Rui Gomes, licenciado em Engenharia Electrotécnica de DEEC/FCTUC desenvolveu um sistema de informação único para o Hospital de Santa Maria da Feira. A Microsoft elegeu-o como um dos seus “heróis” do ano no livro “Heroes Happens Here”, lançado em 27 de Fevereiro em Los Angeles, EUA. Na opinião da multinacional, Rui Gomes é o único “super-herói” português com direito a desfilar entre as maiores figuras do mundo da tecnologia.
- Ainda em 2008, o projecto E-Monitor – “Sistema de Análise e Monitorização Energética”, desenvolvido por um grupo de alunos finalistas do DEEC, José Silva, Carlos Patrão, Ruben Carvalho e Paulo Ferreira, orientados pelo Prof. Humberto Jorge, recebeu o primeiro prémio (50 mil euros) no concurso “Ideias Luminosas” organizado pela EDP.

Ligações à Comunidade

É objectivo do DEEC reforçar as ligações com os Antigos Alunos e dinamizar a realização de iniciativas conjuntas. A rápida evolução tecnológica torna imperiosa a realização de acções de formação avançada que possam complementar os conhecimentos adquiridos quer na antiga licenciatura, quer no actual mestrado integrado. A interacção entre o DEEC e as empresas em que os nossos Antigos Alunos trabalham, com benefícios mútuos substanciais, é hoje cada vez mais uma realidade.

(*) Nota editorial:

A informação contida nesta página baseia-se quase totalmente no texto com o mesmo título incluído no prospecto departamental do ano lectivo de 1996-1997, da autoria do Professor Doutor Aníbal Traça Carvalho de Almeida, que exprime claramente as perspectivas de desenvolvimento do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e o seu enquadramento a nível Nacional e Internacional.

Apenas foram efectuadas alterações actualizadoras, e acrescentada alguma informação mais recente.

_identidade
_esquisso histórico
_inserção institucional
:: perspectivas de desenvolvimento