• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

DEEC

Início

Doutoramento

In English

Doutoramentos

Programa de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

O programa de doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores corresponde ao 3º ciclo de estudos em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. É constituído por uma primeira parte curricular designada "curso de doutoramento" e por uma segunda parte destinada à elaboração de uma tese.

Plano de estudos

O plano de estudos encontra-se disponível em
http://apps.uc.pt/courses/PT/course/323/2012-2013

Projecto de tese

O Projecto de Tese corresponde a um documento escrito que deverá incluir, entre outros elementos, um levantamento detalhado sobre o estado da arte e trabalho relacionado com o tema de investigação, a descrição do(s) problema(s) que se pretende resolver e um plano de trabalhos. O projecto de tese será avaliado numa sessão pública por um júri de pelo menos três docentes.

2º e 3º anos

Após o candidato realizar as unidades curriculares e ser aprovado no Projecto de Tese irá dedicar-se ao trabalho de investigação planeado. Esse trabalho de investigação será orientado por um Professor da FCTUC. A escolha do orientador é feita livremente pelo candidato, desde que aquele aceite essa orientação. O Coordenador do programa poderá auxiliar o candidato na definição do seu tema de investigação e na procura do respectivo orientador.

Dissertação

À Dissertação são atribuídos 120 ECTS, 60 ECTS por ano sendo a inscrição para Dissertação condicionada à aprovação no projecto de tese. Nesta fase o candidato deverá escrever uma dissertação que será avaliada por um júri de vários elementos, incluindo elementos de outras universidades, que será designado pela Comissão Científica.

Lista das Unidades Curriculares

A lista geral das unidades curriculares encontra-se disponível AQUI

NOTA: Em cada edição do curso poderão não funcionar algumas das unidades curriculares, sendo a lista daquelas em funcionamento actualizada todos os anos.

A escolha das unidades curriculares deverá ser feita com o aconselhamento do orientador tendo em conta as necessidades de formação do candidato e o tema de investigação da tese.

Um estudante com currículo particularmente rico, nomeadamente com Mestrado pré-Bolonha, poderá requerer ao Conselho Científico da FCTUC equivalência a unidades curriculares do curso de doutoramento, podendo, em certos casos, ser dada equivalência ao curso de doutoramento completo.

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao programa de doutoramento os titulares do grau de mestre ou equivalente legal. Podem também candidatar-se os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCTUC.

A selecção e seriação dos candidatos será feita principalmente pelo currículo académico, científico e profissional, em particular, pela adequação da sua formação de 1º e 2º ciclos (ou outra pré-Bolonha) aos requisitos do programa de doutoramento.

Sempre que seja julgado necessário, poderá o Conselho Científico da FCTUC exigir aos candidatos, como complemento da sua formação de base, aprovação prévia em unidades curriculares, além das que integram a parte escolar do curso de doutoramento.

Regulamentos

· Despacho de criação do curso de 3º ciclo em EEC (DR, 2ª Série, Nº 52, 14 de Março de 2007)

· Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 344/2010, Diário da República, II Série, de 12 de Abril de 2010)

· Regulamento dos Programas de Doutoramento na FCTUC (de 2-11-2010)

Candidaturas

As candidaturas são feitas on-line na página da Universidade de Coimbra / FCTUC (ver http://www.uc.pt/candidatos/escola_3/fctuc) em três fases/períodos, nas datas indicadas nessa página.