a carregar...

DEEC

Início

Telecomunicações

meecimg

Destinatários

Actividades ligadas à concepção, gestão e controlo de sistemas industriais, designadamente, concepção e planeamento de sistemas automatizados de produção, programação e controlo de sistemas robotizados, planeamento e gestão da produção e manutenção e controlo de qualidade;

Plano de Estudos

O plano de estudos encontra-se disponível no sistema Web On Campus.

Perfil / Competências

Executa funções de gestão e supervisão de equipamentos e serviços de telecomunicações. Estuda a introdução de novos equipamentos numa perspectiva de planeamento e gestão da rede, tendo em vista a normalização em vigor ou em curso no sector. Colabora na especificação de novos equipamentos e/ou serviços. Desenvolve ou colabora no desenvolvimento de novos produtos directa ou indirectamente relacionados com os equipamentos e/ou serviços disponibilizados pelo operador..

Especifica, desenvolve e colabora no dimensionamento e normalização de equipamentos e serviços de telecomunicações. As diferentes formas de intervenção do engenheiro de telecomunicações na indústria podem ser ao nível do hardware ou do software. Pode ainda desenvolver acções de formação no âmbito dos sistemas desenvolvidos.

Mercado de Emprego

  • Funções de gestão e supervisão de equipamentos e serviços de telecomunicações.
  • Estudo de introdução de novos equipamentos numa perspectiva de planeamento e gestão da rede, tendo em vista a normalização em vigor ou em curso no sector.
  • Especificação de novos equipamentos e/ou serviços.
  • Desenvolvimento de novos produtos (hardware e software) directa ou indirectamente relacionados com os equipamentos e/ou serviços disponibilizados pelos operadores de telecomunicações.
  • Especificação, dimensionamento e normalização de equipamentos e serviços de telecomunicações. Especificação, instalação, gestão e manutenção de redes de comunicação móveis (GSM, UMTS).
  • Especificação, instalação, gestão e manutenção de redes de comunicação de dados, nomeadamente redes de computadores cabladas (Ethernet e outras) e sem fios (802.11 e outras) e redes multi-serviço, velando pelo seu bom funcionamento, segurança e actualização. .

Entidade Enquadradora

  • Empresas operadoras de telecomunicações (voz, dados e distribuição multimedia)
  • Empresas industriais, institutos e entidades de regulamentação com actividades na área de telecomunicações
  • Empresas industriais em todas as áreas de actividade, centros de informática, operadores de distribuição de conteúdos multimedia (cabo, ADSL).
meec_ameec_t
meec_edoutoramentosgif