a carregar...

DEEC

Início

Viver e Estudar em Coimbra

Uma Cidade e uma Universidade inesquecíveis

EM COIMBRA O FUTURO ENCONTRA-SE COM O PRESENTE E O PASSADO

Estudar em Coimbra é diferente de estudar em qualquer outra parte do país. As relações são mais fortes, os sentimentos e as alegrias mais vividas. As amizades que se constroem em cinco anos perduram para toda a vida.

Pelo seu prestígio internacional, a qualidade reconhecida do seu corpo docente e o carácter cosmopolita da sua academia (cerca de 60 nacionalidades), a Universidade de Coimbra representa não só uma excelente escolha para ti, que procuras a melhor formação, mas também a certeza de viver uma experiência rica e a muitos títulos excepcional. Para além de uma formação de excelência, poderás desfrutar de um conjunto de serviços e infra-estruturas que ajudarão a tua integração, bem como de ofertas culturais, de lazer e desportivas que enriquecerão o teu percurso académico. Por último, a interligação entre a cidade e academia criam um ambiente universitário único. Estudar em Coimbra é uma experiência que só vivida pode ser compreendida!

Com uma História de sete séculos assente na construção do futuro, e possuidora de uma enorme riqueza e diversidade de oferta nos mais diferentes domínios, a Universidade afirma-se como promotora da mudança e lidera o processo de criação e difusão do conhecimento em inúmeros âmbitos. 

A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo tendo sido criada no século XIII, em 1290, com o documento “Scientiae thesaurus mirabilis”, assinado por D. Dinis. A bula “De statu regni Portugaliae” do papa Nicolau IV, datada de 9 de Agosto de 1290, reconheceu o Estudo Geral. A Universidade, que começou a funcionar em Lisboa, foi instalada em Coimbra em 1308. Até 1537, esteve sediada ora em Lisboa ora em Coimbra e nesse ano foi transferida definitivamente para esta última cidade. 

Deste modo, estudar na Universidade de Coimbra é fazer parte de uma galeria onde se encontram personalidades destacadas de todos os quadrantes da vida portuguesa. Foi aqui que se doutorou o único Português laureado com o Prémio Nobel da Medicina e foi aqui reitor o primeiro Presidente da República de Portugal eleito. Foi também aqui que estudaram muitas referências incontornáveis da cultura Portuguesa como  Eça de Queirós, Almeida Garrett, Antero de Quental, Vergílio Ferreira, Miguel Torga, Zeca Afonso, entre muitos outros.

Um traço distintivo da Universidade de Coimbra é a sua ligação à comunidade. Ao longo dos anos, a Universidade foi desenvolvendo competências em áreas que a tornam num pólo fundamental da vida cultural e científica do país. Na investigação, a Universidade de Coimbra tem feito prevalecer a sua tradição de vanguarda, com vários projectos premiados nacional e internacionalmente. 

Certamente já ouviste falar de carros que não precisam de condutor ou que andam quilómetros e quilómetros sem quase gastar combustível, de robôs que cumprem ordens dadas por voz humana ou ajudam os astronautas a desempenhar as suas tarefas, de métodos revolucionários para o tratamento das mais diversas doenças. Tudo isto, e muito mais, são exemplos de inovação na Universidade de Coimbra. Mas estão longe de ser os únicos. Há trabalhos inovadores também em áreas como as ciências jurídicas, as línguas e literaturas, as teorias económicas, a investigação sociológica, as ciências do desporto e muitas outras. Numa época em que o cruzamento de saberes é tão importante, a Universidade aposta ainda claramente em projectos interdisciplinares, que consolidem o conhecimento aqui gerado. 

A Universidade de Coimbra funciona também como mecanismo fundamental ao nível do empreendedorismo e do desenvolvimento empresarial, em especial em áreas tecnológicas de ponta e na ligação da investigação ao mercado, dinamizando diversas parcerias com empresas, garantindo desta forma a aplicação prática do conhecimento produzido, em cerca de centena e meia de centros e unidades de investigação, promovendo assim a inserção profissional dos nossos estudantes.

Em Coimbra, o FUTURO cruza-se com o PRESENTE e o PASSADO. 

Adaptado do Manual pré-universitário

(c) Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade de Coimbra