Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Hackathon de Propriedade Industrial organizado e promovido pelo DEI e INPI.

Maratona tecnológica de 26 horas que propõe desafiar os participantes a encontrar soluções relacionadas com a PI, explorando tecnologias de grande potencial.
27 janeiro

O PI Hackathon decorrerá no edifício do DEI FCTUC, no Pólo 2 da Universidade de Coimbra, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2020. 

O evento PI Hackathon, promovido e organizado pelo INPI e pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é uma maratona tecnológica de 26 horas que tem como objetivo desenvolver provas de conceito direcionadas para desafios relacionados com a Propriedade Industrial, explorando tecnologias de grande potencial.

Estas tecnologias vão desde a análise inteligente de dados, processamento de linguagem natural, modelos de aprendizagem, até à tecnologia blockchain. 

Esta maratona pretende, também, fomentar uma cultura de inovação aberta, promovendo o envolvimento da comunidade empresarial, técnica e científica, com especial ênfase na relação entre universidades e a comunidade. 

Os grandes propostos aos participantes serão os seguintes: 

DESAFIO 1 – PESQUISA DE IMAGENS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 

DESAFIO 2 – PESQUISA DE TEXTOS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 

DESAFIO 3 – BLOCKCHAIN E PROPRIEDADE INDUSTRIAL 

Os projetos serão alvo de apreciação por um painel de avaliadores, selecionado pela organização e constituído por dois elementos do INPI e dois elementos do DEI-FCTUC. Os dois melhores projetos serão distinguidos pela criatividade na procura da solução, nível de inovação, potencial de viabilidade e interesse e envolvimento da equipa. 

Todos os participantes receberão no final do evento: 

Um voucher para participação numa ação de formação do INPI, relacionada com a redação de pedidos de patente ou invenções implementadas por computador; essa ação de formação decorrerá em data a anunciar, num período de dois dias, no DEI FCTUC; 

um kit de participação, composto por vários brindes, a definir pela organização.

Os dois melhores projetos receberão um prémio em género de 3.000€ e 1.500€, respetivamente para o primeiro e segundo classificado. A equipa primeira classificada receberá vouchers para uma certificação Microsoft Azure.

Para informações detalhadas sobre este evento clique em https://pihackathon.dei.uc.pt/

Inscrições abertas até 17 de fevereiro.