• Sugestões de Melhoria e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

DEI

Notícias do DEI

Universidade de Coimbra contribui para a definição do sistema de avaliação do ensino superior na Ucrânia

Publication date: 20-01-2012 17:42

UCUcrania

Um grupo de trabalho envolvendo cerca de 20 professores universitários, administradores e alunos vindos da Ucrânia irá delinear as futuras regras de avaliação do ensino superior ucraniano no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.

A Sessão de boas vindas terá lugar na próxima segunda-feira, dia 23 de Janeiro pelas 11:00 horas, no Departamento de Engenharia Informática, contando com a presença da Sra. Vice-Reitora da Universidade de Coimbra Profª. Doutora Madalena Alarcão, o Diretor da Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade de Coimbra Prof. Doutor Luís Neves o Diretor do Departamento de Engenharia Informática Prof. Doutor Paulo de Carvalho.

Neste contexto haverá três palestras que serão abertas ao público:

Dia 25 de Janeiro, 11H às 12H45
Prof. Doutor António Dias de Figueiredo
Avaliação de cursos de ensino superior

Dia 27 de Janeiro, 11H às 12H45
Prof. Doutora Teresa Lago
Perspectiva do European Research Council sobre a avaliação de instituições e projectos científicos

Dia 31 de Janeiro, 11H às 12H45
Dr. Carlos Cerqueira
Universidades e transferência de tecnologia

Esta iniciativa desenrola-se no contexto de um projecto Europeu Tempus financiado pela União Europeia e denominado “Towards Trust in Quality Assurance System – TRUST”.

Oradores:

António Dias de Figueiredo é professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra, onde fundou em 1994 o Departamento de Engenharia Informática.  É autor de vários trabalhos e apresentações públicas sobre Estratégia e Qualidade no Ensino Superior. Foi membro do Conselho Nacional de Educação. Presidiu à Comissão de Acreditação de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros e à Comissão de Avaliação dos Cursos de Informática e Engenharia Informática do Conselho de Reitores. Preside atualmente à Comissão de Avaliação dos Cursos de Informática da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Teresa Lago
é professora catedrática da Universidade do Porto, onde foi responsável pelo estabelecimento do primeiro curso de Astronomia, em 1983, do European Interuniversity Masters Degree, envolvendo seis universidades (1994-1998) e do Programa Doutoral em Astronomia (2003-2010). Foi membro da comissão coordenadora da rede European Astrophysics Doctoral Network, envolvendo 33 universidades e institutos de investigação na Europa (1986-1997). Colaborou ou está associada a várias outras universidades e centros de investigação a nível mundial e participou em Advisory Boards de instituições como a Agência Espacial Europeia ou a Comissão Europeia. De 1999 a 2002 foi a Presidente da empresa responsável pelo Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.

Carlos Cerqueira  é Diretor de Inovação do Instituto Pedro Nunes. Coordena no IPN a comercialização de tecnologias, apoio à criação de spin-offs, processos de propriedade industrial bem a gestão  de projetos de I&DT nacionais e comunitários. Nos últimos anos, foi responsável pela coordenação de mais de dez projetos de transferência de tecnologia e apoio ao empreendedorismo de base tecnológica, com destaque para projetos na área da saúde, como a rede DHMS (www.dhms.inp.pt) ou a rede GAPI 2.0, na área da inovação (http://gapi2-0.ning.com/). Possui um Mestrado em Economia Europeia, com especialização em Desenvolvimento Territorial e Inovação e Licenciatura em Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É actualmente Board member na TII - Technology Transfer and Innovation Network e Professor Convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Criado em 1991 por iniciativa da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes (IPN) - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia - é uma instituição de direito privado, de utilidade pública, sem fins lucrativos. A IPN Incubadora alcançou em 2010 o 1º lugar no concurso mundial "Best Science Based Incubator".