Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Docente e aluno de Licenciatura distinguidos com Primeiro Prémio

O Docente Pedro Henriques Abreu e o aluno de licenciatura em Engenharia Informática Hugo Amaro do DEI ganham primeiro prémio das comunicações orais nos Encontros da Primavera Oncologia 2013.

Dos mais de 200 trabalhos submetidos, o trabalho intitulado 'Factores de Recorrência e Prognóstico nos Sarcomas Uterinos como base de um Nomograma de Decisão Clínica' foi distinguido com o primeiro prémio das comunicações orais (entre 16 selecionadas). Este trabalho resulta da parceria entre o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, o docente, Pedro Henriques Abreu e, o aluno da licenciatura em Engenharia Informática Hugo Amaro, ambos do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A ferramenta desenvolvida, permite ao clínico predizer a evolução que um dado doente poderá apresentar, variando diferentes estratégicas terapêuticas. A raridade da patologia a que o trabalho se refere (sarcomas uterinos) tem limitado o desenvolvimento de estudos nesta área.  A colaboração com IPO do Porto permitiu a reunião de uma das maiores séries de casos publicados internacionalmente, pelo que o reconhecimento da aplicabilidade deste trabalho, suscitou o interesse dos vários clínicos presentes na possibilidade da sua expansão e futura utilização num âmbito nacional.

PApremio