FCTUC

Departamento de Engenharia Mecânica

40 Anos das Engenharias na UC

Há 40 anos, no dia 28 de Julho de 1972, era publicado pelo Governo da República o Decreto-Lei n.º 259/72, fundador dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica Engenharia de Minas, Engenharia Electrotécnica e Engenharia Química na Universidade de Coimbra. A Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra passava a denominar-se Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), para poder integrar estes novos cursos, de cariz tecnológico. A data que que hoje celebramos corresponde a um momento singular da história da UC, que passa a ser a terceira universidade do país a leccionar cursos de engenharia, a par com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa. Foi então instituído um sistema departamental na FCTUC, dividido em ramos de conhecimento com dimensão própria. Foram convidadas individualidades de prestígio e com curriculum relevante para dirigir a formação e lançamento de cada um dos novos cursos da Faculdade. Foi criada a denominada Secção Autónoma de Engenharia Mecânica (SAEM) e estabelecido um plano de formação de professores, com a contratação de jovens licenciados e sua formação doutoral em centros universitários de qualidade. Com o recrutamento de pessoal administrativo, técnico e auxiliar e a existência de um corpo docente constituído por professores doutorados, assistentes e monitores, estavam então criadas as condições que possibilitaram o arranque do curso completo de licenciatura em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra a partir do ano lectivo de 1972/1973. Nesse ano iniciaram-se as aulas do 3º ano, e nos anos sucessivos foram iniciados os 4º e 5º anos, tendo-se formado os primeiros licenciados em Engenharia Mecânica em 1975/1976. A partir de 1989 a SAEM passou a designação actual de Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da FCTUC.

O DEM ocupa desde 1995 instalações próprias no Polo II da UC, contando hoje com um corpo docente exclusivamente constituído por Professores doutorados (em número de 41). A investigação que se faz no DEM é enquadrada em dois Centros de I&D da Fundação para a Ciência e Tecnologia (CEMUC e ADAI), muito bem classificados por painéis internacionais. É atualmente uma escola com elevados padrões de excelência e exigência, desenvolvendo uma cultura de ensino e investigação muito própria, que nos distingue e nos orgulha.

Em 2012, o DEM é um dos mais importantes departamentos da FCTUC sob todos os pontos de vista. É responsável pela gestão e coordenação de diversos cursos de engenharia de 1º, 2º e 3º ciclos de ensino universitário, com um universo de alunos que ronda um milhar. Lecciona disciplinas a 23 cursos da UC. Destaca-se pelo seu elevado número de publicações científicas, projetos de investigação em curso e volume das receitas próprias geradas. Nestes quarenta anos passaram pelo DEM mais de 3.500 alunos, tendo concluído formações iguais ou superiores a 5 anos cerca de 1.500 alunos, com excelente taxa de empregabilidade. Dados do último inquérito disponível mostraram que 90% dos nossos licenciados obtinham emprego relacionado com a área de formação em menos de seis meses após o terminus dos seus estudos. Muitos deles, conseguiam mesmo um contrato de trabalho assinado antes de terminarem os respectivos cursos.

O Departamento de Engenharia Mecânica o dos docentes do DEM amilhoes de euros. s de projetos de investigaç de Engenharia mecé hoje uma Escola internacionalizada, com um número elevado de parcerias e participação em projetos internacionais. Em 2011, os grupos de I&D do DEM faziam parte de equipas multidisciplinares de projetos de investigação e contratos com a indústria com orçamentos totais superiores a 32 milhões de euros. É ainda de realçar a participação dos docentes do DEM em instituições de transferência de conhecimento e prestação de serviços, como é o caso do Instituto Pedro Nunes, galardoado em 2010 com o 1º lugar no concurso mundial "Best Science Based Incubator", e da ADAI (Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial)

Quatro décadas depois da criação do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, é tempo de olhar para o passado e dele tirar ensinamentos para o futuro. 2012 é pois o ano em que comemoram os 40 anos do DEM, inserido numa escola europeia de ensino e investigação que tem crescido com a dedicação de todos os seus docentes, colaboradores e alunos. Estão de parabéns todos aqueles que direta ou indiretamente possibilitaram que o DEM atingisse em quatro décadas os patamares de excelência a que se propôs aquando da sua criação.

Para assinalar este aniversário o DEM irá promover ao longo do corrente ano de 2012 um programa de actividades comemorativas que será anunciado brevemente.