a carregar...

DEQ

Departamento de Engenharia Química da FCTUC

O que é a Engenharia Química

A Engenharia Química trata da transformação de matérias-primas em produtos de valor acrescentado que contribuem para a nossa qualidade de vida. Os Engenheiros Químicos são tradicionalmente Engenheiros de Processo que, como tal, têm a missão de transpor a Química da escala laboratorial para a escala processual, permitindo a produção em grande escala de produtos químicos de base e diversos produtos de consumo. Só para enunciar alguns exemplos, pode dizer-se que a actividade dos Engenheiros Químicos está directa ou indirectamente relacionada com: a qualidade da água que sai das nossas torneiras, os produtos de higiene e cosmética que usamos diariamente, os alimentos e bebidas que ingerimos, os medicamentos que tomamos quando estamos doentes, o combustível que faz andar os automóveis, o papel que constantemente utilizamos, e ainda as tintas, os cerâmicos, os vidros, os plásticos e os têxteis das nossas casas.

Pilares_EQ

A Engenharia Química dedica-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento e melhoramento de processos e produtos químicos. Neste âmbito inclui-se a análise económica, dimensionamento, operação, controlo e gestão das unidades industriais que concretizam esses processos, assim como a investigação e formação nesses domínios.

Tradicionalmente, e durante grande parte do Século XX, a Engenharia Química esteve muito ligada ao desenvolvimento da Indústria Petroquímica. É contudo reconhecido que a Engenharia Química possui capacidades para actuar nos mais diversos domínios em resposta às tendências de evolução a nível social, económico e tecnológico. Um relatório de 1988, que ficou conhecido pelas “Novas fronteiras da Engenharia Química”, abriu formalmente as portas de actuação da Engenharia Química às áreas do Ambiente, Biologia, Materiais e Electrónica, entre outras. Assim, a Engenharia Química assume assim, de novo, um papel de relevo na qualidade de vida e de agente motor para um desenvolvimento sustentado.


Ver mais...
log_lab_virt_t