a carregar...

DEQ

Departamento de Engenharia Química da FCTUC

Nota Histórica

A licenciatura em Engenharia Química (curso de 5 anos) foi criada na Universidade de Coimbra em 1972, coincidindo com a transformação da Faculdade de Ciências (onde já eram ministrados há muito os primeiros anos do curso) em Faculdade de Ciências e Tecnologia. As aulas e os laboratórios funcionaram em instalações provisórias na Quinta da Nora (actual ISEC) até 1975, ano em que se licenciaram os novos engenheiros integralmente formados em Coimbra. A partir de 1976, o curso ocupou o edifício pombalino (de 1776) conhecido por Laboratorio Chimico, actual Museu da Ciência.

im2-text

Só em 1999 se inauguraram as novas instalações no Polo II da Universidade, projectadas e construídas para alojar condignamente o actual Departamento de Engenharia Química (DEQ). A licenciatura sofreu importantes reformulações curriculares em 1984/85 e 2003/2004, com vista a adaptá-la às tendências modernas do ensino da especialidade. Em 2007/2008, em conformidade com a reforma de Bolonha, o DEQ passou a oferecer o Mestrado Integrado em Engenharia Química (MIEQ) com dois ciclos de estudos (3 anos + 2 anos).

O DEQ tem actualmente cerca de 230 alunos no curso de mestrado e acolhe anualmente cerca de 45 novos alunos. O Mestrado Integrado em Engenharia Química é acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e tem o selo Europeu de qualidade EUR-ACE. A investigação feita no DEQ decorre no âmbito do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), fundado em 1994 e que tem evoluído de forma notável. Conta actualmente com cerca de 50 investigadores doutorados e 30 alunos de doutoramento, e em 2014 recebeu a classificação de “Muito Bom” (22 pontos num máximo de 25), atribuída por um painel internacional de avaliadores.