a carregar...

DEQ

Divulgação

A Engenharia Química é uma área de conhecimento com intervenção na grande maioria dos produtos/serviços com que contactamos no nosso quotidiano, incluindo combustíveis, plásticos, produtos de papel, produtos alimentares, produtos de higiene pessoal, medicamentos e diversas aplicações biomédicas, entre muitas outras. Acontece, contudo, que a sociedade em geral e, em particular, os estudantes do ensino secundário, não têm uma percepção informada da disciplina da Engenharia Química e da actividade e função do Engenheiro Químico.

Nesta página, poderá encontrar material de divulgação da Engenharia Química e do nosso Departamento, particularmente destinado aos estudantes do ensino secundário, incluindo vídeos didácticos (ver menu acima) e o portal Laboratórios Virtuais de Processos Químicos. Para mais informações e sugestões, as Escolas Secundárias, e em particular os seus professores de Física e Química, podem contactar directamente a Comissão de Divulgação do MIEQ (Prof. Fernando Bernardo, bernardo@eq.uc.pt).



Nave1

Acções de divulgação da Engenharia Química



Modelo A. A escola vem ao DEQ

O DEQ recebe grupos de alunos e professores do Ensino Secundário, durante uma manhã ou uma tarde. A actividade inclui uma sessão de apresentação, visita às nossas instalações e trabalhos laboratoriais. Em 2018, haverá sessões nas manhãs ou tardes dos dias 6, 7 e 8 Março.

Modelo B. O DEQ vai à Escola

Docentes, investigadores e/ou estudantes do nosso Departamento visitam uma Escola Secundária para divulgar a Engenharia Química, o que faz um Engenheiro Químico e quais as suas áreas de actuação, numa sessão com a duração de cerca de 1 hora. A sessão pode ainda incluir uma breve demonstração prática que ilustre algumas áreas do saber da Engenharia Química (para tal, não é necessário senão uma mesa de suporte, tomadas de electricidade e acesso à internet). A nossa visita terá lugar numa data a agendar, de acordo com a conveniência de ambas as partes.



Pormenor_instalacao1
Inscrições

As Escolas Secundárias interessadas, e em particular os seus professores de Física e Química, devem contactar o Prof. Fernando Bernardo (bernardo@eq.uc.pt), indicando a motivação da visita, o modelo que preferem e o número de alunos. As inscrições estão abertas até 12 de Fev de 2018.