a carregar...

DEQ

Departamento de Engenharia Química da FCTUC

Programa Doutoral em Biorrefinarias

Em parceria com a Universidade de Aveiro
biorrefinarias_imagem

Apresentação

O Programa Doutoral em Biorrefinarias (PDB) é um 3º ciclo de estudos em parceria com a Universidade de Aveiro tendo ainda a colaboração e o apoio de diversas empresas, nomeadamente do grupo The Navigator Company, Celulose Beira Industrial (Celbi) e Europac. Está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) até 2022-02-10.

O PDB permite uma formação multidisciplinar num domínio emergente e estratégico, podendo recrutar candidatos, recém-graduados ou profissionais em exercício, com formações de base em várias áreas científico-tecnológicas; permite ainda uma formação avançada em estreita colaboração das Universidades com as empresas da área.

Os docentes possuem uma excelente rede de contactos e colaborações a nível nacional e internacional com grupos de investigação e empresas da área da biorrefinaria.

Os estudantes terão acesso a um vasto e avançado parque instrumental que permite o desenvolvimento de investigação fundamental e aplicada de elevada qualidade e serão integrados nas Unidades de Investigação, num ambiente altamente criativo, competitivo e produtivo essencial para a sua formação.

Folheto

Objectivos

O PDB visa a formação de profissionais de nível superior especializados na concepção, investigação e desenvolvimento na área das Biorrefinarias por forma a demonstrarem as suas competências na valorização integrada da biomassa de origem agro-florestal orientado para a obtenção de produtos químicos, materiais combustíveis e energia. Esta abordagem leva à adopção de estratégias de fabricação multi-produto, pelo que é fundamental ter recursos humanos com competências nesta área, nomeadamente:

• Ter o conhecimento profundo da constituição química da biomassa (consoante a sua origem) e das tecnologias mais usuais para o fracionamento/extracção e separação dos componentes da biomassa;

• Conhecer as principais plataformas tecnológicas para a conversão da biomassa num portfolio de produtos (conversão biológica ou tratamento térmico);

• Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar investigação científica, contribuindo para a produção ou instalação de novos produtos ou processos, sujeita às exigências legais e respeitando os mais elevados padrões éticos e de qualidade e integridade académicas;

• Capacidade de comunicação com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral;

• Capacidade para, numa sociedade baseada no conhecimento, promover o progresso tecnológico, social e cultural, em contexto académico ou profissional.

Plano de Estudos

O PDB prevê a existência de uma parte curricular de modo a integrar estudantes com formações de base diversificadas. Este curso está estruturado em duas fases: a parte curricular (curso de Doutoramento), correspondendo a 2 semestres e 60 ECTS, destina-se fundamentalmente a dotar o estudante com as competências necessárias à prossecução do trabalho de investigação a desenvolver na fase seguinte – o trabalho de investigação conducente à preparação da Tese (120 ECTS).

O PDB prevê a existência de uma parte curricular de modo a integrar estudantes com formações de base diversificadas. Este curso está estruturado em duas fases: a parte curricular (curso de Doutoramento), correspondendo a 2 semestres e 60 ECTS, destina-se fundamentalmente a dotar o estudante com as competências necessárias à prossecução do trabalho de investigação a desenvolver na fase seguinte – o trabalho de investigação conducente à preparação da Tese (120 ECTS).

1º ano
1º semestre

Biorrefinaria e Conversão Química da Biomassa, 6 ECTS

Química e Morfologia da Biomassa Vegetal, 6 ECTS

Opção 1, 6 ECTS

2º semestre

Processos de Pré-Tratamento e Fracionamento da Biomassa, 6 ECTS

Opção 2, 6 ECTS

Opção 3, 6 ECTS

Projeto de Tese (anual) – 24 ECTS
2º e 3º anos
Tese – 120 ECTS
Opções 1º semestreOpções 2º semestre
Processos Biotecnológicos de Conversão da BiomassaPolímeros e Compósitos de Origem Renovável
BioenergiasQuímica Verde e Sustentabilidade
Caracterização Avançada de MateriaisProcessos de Produção de Pasta
Opção AbertaAvaliação de Processos de Biorrefinação
 Inovação e Empreendedorismo
 Opção Aberta

O estudante pode escolher uma opção da lista do 1º semestre e duas opções da lista do 2º semestre, sujeitas a aprovação pela coordenação do curso. A lista de opções apresentada é meramente exemplificativa, podendo ser revista anualmente pelos órgãos competentes das Universidades de Coimbra ou de Aveiro. A Opção Aberta é sujeita a aprovação pela coordenação do curso: em adição às opções listadas, o estudante pode escolher uma qualquer unidade curricular de 6 ECTS de qualquer curso de 3º ciclo ministrado na UC ou UA ou em qualquer Universidade com que a Universidade de Aveiro ou a Universidade de Coimbra tenham um protocolo de colaboração.

Organização

A gestão de funcionamento do programa está a cargo das instituições universitárias de uma forma alternada. No 1º ano do curso, os estudantes inscrevem-se na UC ou na UA consoante aquela que, nesse ano, tenha a seu cargo a gestão do curso.

As aulas teóricas são leccionadas no Departamento de Engenharia Química da FCTUC (DEQ-UC) ou no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (DQ-UA). Apesar de se privilegiar o contacto directo com os estudantes, em algumas aulas específicas poderá ser necessário recorrer à tecnologia de videoconferência, ou à necessidade dos estudantes se deslocarem aos laboratórios da Universidade de Coimbra ou da Universidade de Aveiro dependendo dos equipamentos científicos específicos a utilizar. Nalgumas unidades curriculares pode haver ainda a necessidade dos alunos se deslocarem a empresas no âmbito de visitas de estudos.

Para a inscrição em Tese, o candidato deverá ter completado a unidade curricular Projecto de Tese, dando início ao trabalho de investigação conducente à tese de doutoramento. Dado que se trata de um programa doutoral conjunto procurar-se-á incentivar orientações conjuntas UA/UC. Sempre que possível, procura-se favorecer projectos com ligação à indústria da região centro. As indústrias que colaboram terão o papel de facilitadores da realização de trabalhos de investigação na sua estrutura e de identificação de áreas de desenvolvimento. A Tese será defendida na Universidade a que pertence o orientador principal. O diploma de Doutoramento será um diploma conjunto com os logótipos de ambas as Universidades.

Não se prevê a emissão de diploma pela conclusão do "curso de Doutoramento". Se o estudante pretender frequentar apenas as unidades curriculares do 1º ano (à excepção de Projecto de Tese) deverá inscrever-se no Curso de Especialização Avançada em Tecnologias de Valorização da Biomassa Vegetal.

Quem se pode candidatar

a) Titulares do grau de Mestre em Engenharia Química ou numa área científica afim;

b) titulares de um grau de licenciado em Engenharia Química ou numa área científica afim, com um número de unidades curriculares equivalente a 300 ECTS (5 anos);

c) detentores de currículo escolar, científico ou profissional relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos, pela Coordenação do Doutoramento e pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da Universidade onde pretendem ser admitidos;

d) Possuir uma habilitação nacional ou estrangeira considerada, nos termos legais, como equivalente.

Para cada edição do ciclo de estudos pode ser definida uma nota mínima de candidatura. A selecção e seriação dos candidatos regem-se de acordo com os regulamentos de Doutoramento em vigor. Sempre que seja julgado necessário, poderá a Coordenação do Doutoramento exigir aos candidatos, como complemento da sua formação de base, aprovação prévia em unidades curriculares, além das que integram a parte escolar do curso de doutoramento.

Mais informações sobre candidaturas

Creditações

É passível ser reconhecida formação prévia a detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pela Coordenação do Doutoramento e pelos conselhos científicos da FCTUC e da UA. Este reconhecimento traduzir-se-á na creditação de ECTS na parte curricular do curso de Doutoramento, podendo ser creditadas quaisquer unidades curriculares excepto Projecto de Tese, e eventualmente, de forma parcial, a de Tese.

Saídas Profissionais

Empresas com atividades relacionadas com a transformação / valorização de biomassa, incluindo Indústrias de Pasta e Papel, Cortiça, Química fina, bem como Empresas das áreas Florestal, Agrícola, de Energia e de Exploração de Algas Marinhas; Departamentos de Investigação e de Desenvolvimento; Empresas de Projecto e Consultoria.