a carregar...

DEQ

Departamento de Engenharia Química da FCTUC

Doutoramento em Engenharia Química

O Doutoramento em Engenharia Química (3º ciclo de estudos) está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) por 6 anos, até 5 Abr de 2021. O doutoramento pretende desenvolver nos doutorandos competências, aptidões e métodos de investigação no domínio da Engenharia Química, que lhes permitam exercer funções em empresas industriais e de serviços, em laboratórios e institutos de investigação, no Ensino Superior e na administração pública em geral.

Esta formação permite não só complementar conhecimentos adquiridos anteriormente na área da Engenharia Química, fornecendo uma formação mais avançada e atualizada neste âmbito, como também criar condições para estudantes de outras áreas do saber que pretendam desenvolver trabalhos neste domínio científico.

Os detentores deste grau ficarão solidamente preparados para desempenhar cargos de elevada exigência tecnológica tanto a nível nacional como internacional.

Organização

O programa doutoral em Engenharia Química organiza-se em duas fases: uma fase curricular, que se destina fundamentalmente a preparar o aluno para o trabalho de investigação a desenvolver na fase seguinte, a Dissertação, na qual se privilegia a investigação autónoma, que culminará na apresentação e discussão de um trabalho original e de qualidade.

Após concluir as unidades curriculares, cuja duração prevista é de dois semestres, e ter obtido aprovação no Projeto de Tese, o candidato dará início ao trabalho de investigação conducente à dissertação de doutoramento, a qual será discutida e avaliada por um júri proposto pela Comissão Científica do Departamento. Durante esta fase, cuja duração pode variar entre 2 e 5 anos, o aluno será incentivado a publicar os seus resultados em revistas internacionais de elevado impacto.

Plano de Estudos (a partir de 2016/2017)
1º ano
1º semestre

Estratégias de Investigação

Seminário

Opção I

Opção II (aberta)

2º semestre

Projeto de Tese

Opção III

2º ao 4º anos
Tese
Opções 1º semestreOpções 2º semestre
Análise e Tratamento de Sinais e ImagensProcessos Farmacêuticos
Complementos de Ciência de PolímerosSíntese de Nanomateriais por via Húmida
Modelação e Simulação Molecular em Engenharia de ProdutoControlo e Supervisão de Processos
Formulação e Caracterização de RevestimentosPolímeros Inteligentes
Caracterização Avançada de MateriaisProcessos e Tecnologias de Membranas
Processos e Tecnologias de PartículasEstudos Avançados em Pasta e Papel
Termodinâmica Química e Fenómenos de TransferênciaTópicos Avançados em Engenharia e Gestão da Qualidade
Elementos de Modelação, Simulação e Otimização de ProcessosTópicos de Reatores Químicos
Tópicos Avançados em Engenharia de Processos e Sistemas 
Efluentes e Ambiente 
Gestão Energética e Ambiental 

Quem se pode candidatar

Podem candidatar-se ao Programa de Doutoramento:

a) Os titulares do grau de mestre ou detentores de qualificações equivalentes

b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de curriculum escolar ou científico relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCTUC, sob proposta da Comissão Científica do DEQ.

c) Os detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCTUC, sob proposta da Comissão Científica do DEQ.

Mais informações sobre candidaturas

Creditações

a) Um estudante poderá pedir creditação de unidades curriculares do Curso de Doutoramento à coordenação do Programa de Doutoramento, podendo ser creditadas todas as unidades curriculares do Curso de Doutoramento, excepto o Projecto de Tese.

b) Um estudante poderá pedir creditação de ECTS em tese, tendo que demonstrar que houve trabalho de investigação efectivo e relevante para o tema, e ainda que indicar quais as razões para não ter estado explicitamente inscrito como estudante de doutoramento durante a realização desse trabalho.

c) A decisão sobre a creditação de ECTS em tese é tomada, caso a caso, pelo Conselho Científico.

Recursos humanos e materiais

O plano de estudos proposto será assegurado com o elenco de professores do Departamento de Engenharia Química, atualmente envolvidos na docência do Mestrado Integrado em Engenharia Química e cuja atividade científica se integra, na quase totalidade dos casos, no Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta (CIEPQPF). De realçar que estes docentes também colaboram em (ou lideram) projetos em parceria com a indústria.

Áreas de investigação

Os alunos do Doutoramento em Engenharia Química realizarão as suas atividades de investigação no CIEPQPF. Este centro de I&D foi classificado como Muito Bom (22/25) em 2014, pelo painel de avaliação externa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o que por si só é uma garantia do elevado nível de qualidade da investigação que nele se realiza. Este centro de investigação encontra-se organizado em quatro grupos de investigação com um total de cerca de 120 investigadores, dos quais 86 investigadores, dos quais 47 são doutorados.

Para além do CIEPQPF, os alunos de doutoramento poderão ainda, sempre que se justifique, realizar parte das atividades de investigação numa das muitas indústrias que mantêm colaboração com o Departamento de Engenharia Química.